Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

chernobyl

Imagem: Limpeza da Usina Nuclear de Chernobyl

Disponível em: The Nation

Fatos Históricos – Década de 1980

Em julho de 1980 tem inicio os Jogos Olímpicos realizados em Moscou, União Soviética, sendo a edição com o menor número de participantes, por conta da grande ação promovida pelo presidente norte-americano Jimmy Carter, como uma forma de protesto contra a invasão soviética no Afeganistão, no final de 1979.

Na metade da década de 1980, Mikhail Gorbachev assume o governo na URSS, tendo como meta controlar a crise econômica através de uma série de reformas econômicas que ficaram conhecidas como “perestroika” e reformas políticas “glasnost”, mas acabou por enfraquecer o regime, e foi o estopim para a desintegração da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e o fim da Guerra Fria, o fim de tudo isso foi simbolizado no dia 9 de novembro de 1989 com a queda do muro de Berlim. Foi também durante o mandato de Gorbachev que aconteceu o acidente na usina nuclear de Chernobil em 1986, considerado o pior acidente nuclear da história, contribuindo também de forma decisiva para o colapso da União Soviética, segundo o próprio Gorbachev.

A década de 1980 ficou marcada no Brasil como o desmoronamento do regime militar, tendo inicio as campanhas que ficaram conhecidas como “diretas já”, com o povo saindo às ruas protestando por democracia. Mesmo com essas grandes mobilizações populares a eleição seguinte ao mandato do Presidente João Figueiredo é transformada em indireta, sendo eleito o civil Tancredo Neves, mas que não chegou a tomar posse, morrendo na véspera dela por conta de uma infecção generalizada, tomando posse seu vice, José Sarney, no dia 15 de março de 1985. Em 1989, Collor é eleito presidente de forma direta, após 29 anos. Cerca de 82 milhões de brasileiros foram às urnas.

 

Referências Textuais
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-decada-de-80.html
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/anos_80.htm
http://clicrbs.com.br/especial/sc/rbs30anos/19,0,1151607