Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

1970

Imagem: Pelé na copa de 1970.

Disponível em: Mochileiro

Fatos Históricos – Década de 1970

 

            Na década de 1970 os movimentos de contestação cultural se valem de novas bandeiras e ritmos, isto fica evidente com a manifestação de novos grupos como os punks e os metaleiros.

            A onda punk e metal surge em contraposição ao pacifismo hippie e a moda das discotecas, com letras críticas, ritmos eletrizante e violento de curta e longa duração, com aparências fora do comum. Com um aspecto de androgenia alguns mesclam letras e ritmos mais diferenciados, como foi o caso de David Bowie, o camaleão.

            Bowie representou na música o que o glam/glitter rock deveria representar para a sociedade, uma liberdade maior de exposição e expressão. Em termos de moda, fez sucesso o estilo hippie-chic e as calças boca de sino, presentes nos salões das discotecas. A influência desse novo tipo de diversão juvenil se confirmou com o enorme sucesso de Grease: nos tempo da brilhantina.

            Ainda culturalmente, a juventude dessa década se viu entre muitos livros e filmes de ficções científicas, que denotava toda a transformação possível com a tecnologia. As sagas Stars Wars e Star Trek são a expressão máxima de anos de corrida espacial e disputa tecnológica.

            Politicamente, o cenário de conflitos mudou mas continuou sendo palco de acontecimentos marcantes. Enquanto a seleção brasileira de futebol ganhava a Copa de 1970 e a classe média comemorava o milagre econômico, jovens engajados, influenciados por ideologias de transformações profundas na sociedade e contrários ao fechamento do regime militar, passaram a integrar a luta armada. Nesta guerra clandestina muitos jovens perderam suas vidas.

            Como demonstração de mudanças no cenário internacional, a retirada americana de Saigon tornou-se marco final de uma das guerras mais sangrentas do pós-Segunda Guerra. Os americanos perderam a guerra e toda a moralidade de Richard Nixon, um dos perpetuadores do conflito, que foi abaixo com o escândalo Watergate, resultado de uma investigação jornalística que revelou o caso de espionagem.

            A década de 1970 também representou a emancipação política e econômica de alguns países asiáticos e africanos, antes protetorados e explorados por potências mundiais. Nesse contexto a crise do petróleo se alastrou pelo mundo, inclusive no Brasil, sobretudo como forma de demonstração dos países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e do Golfo Pérsico de que não aceitariam imposições dos Estados Unidos e da Europa.

Referências Textuais:
Crise do petróleo, http://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/opep-mergulha-mundo-na-crise-do-petroleo-nos-anos-70-causando-recessao-10230571
Cronologia anos 70, http://almanaque.folha.uol.com.br/brasil70.htm
Luta armada, http://memoriasdaditadura.org.br/grupos-da-luta-armada/index.html
Música nos anos 70, http://www.100anosdemusica.com.br/anos70.htm
Retirada americana de Saigon, https://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/29/internacional/1430324914_063634.html
Revolução dos Cravos, http://www.infoescola.com/historia/revolucao-dos-cravos/
Revolução Iraniana, http://www.infoescola.com/historia/revolucao-islamica/
Watergate, http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,especial-para-entender-o-escandalo-watergate,887260