Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

1960

Imagem: Homem aterrissando na lua.

Disponível em: Blogspot

Fatos Históricos – Década de 1960

           A década de 1960 destacou-se pela tensão internacional entre os países dos blocos capitalista e socialista. Uma das consequências positivas dessa disputa política, a corrida espacial, levou o primeiro homem ao espaço. Yuri Gagarin, cosmonauta soviético, foi lançado no espaço a bordo da Vostok 1. Enquanto isso os Estados Unidos se preparavam para aterrissar na lua, evento visualizado pela TV por milhares de pessoas. Outra dimensão dessa disputa foi a Revolução Cultural na China, promovida por Mao Tsé Tung para retomar pressupostos da Revolução Chinesa de 1949 e amenizar conflitos com a oposição crescente.

            O contexto cultural desse período é muito vasto, mas entre os vários movimentos culturais, que não estavam dissociados do contexto politico e social, podemos destacar a forte influência do rock and roll e das músicas de protesto. Os Beatles ganhavam cada vez mais destaque com o aclamado Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, enquanto no Brasil o tropicalismo se manifestava como movimento cultural que misturava elementos da música popular brasileira com o rock, a guitarra elétrica e a psicodelia. Nesse momento Caetano Veloso lança É proibido proibir que demonstra o tom dos movimentos que sacudiram o ano de 1968.

            1968 foi o ano de grande efervescência cultural a partir de Paris, de uma greve geral às ondas de protestos estudantis pela liberação sexual, contra a guerra do Vietnã e o militarismo, pela emancipação feminina e de outros grupos sociais, pela viabilidade de uma vida alternativa que passava pela desobediência civil. O movimento hippie se consagrou como exemplo dessa vida alternativa e, musicalmente o festival de Woodstock viabilizou todas as correntes de contestação.

            Ainda nessa década, grupos sociais dos Estados Unidos contribuíam com uma intensa luta por direitos civis, nesse meio o movimento negro demonstrou grande força contra a segregação racial, sobretudo pela liderança de Malcolm X e Marting Luther King, que foram assassinados naquela década.

Referências Textuais:
Inauguração de Brasília, http://www.museuvirtualbrasil.com.br/museu_brasilia/modules/news3/article.php?storyid=9
http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbete=1257
Iuri Gagarin, http://tvescola.mec.gov.br/tve/video/abc-da-astronomia-yuri-gagarin
Golpe Militar de 1964, http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Golpe1964
Revolução Cultural na China, http://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-cultural-chinesa-1966-1976.htm
The Beatles, http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/sgt-peppers-o-disco-de-uma-geracao.htm
Tropicália, http://tropicalia.com.br/identifisignificados/movimento
1968, http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/1968.htm
Homem pisa na lua, http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2014/07/homem-pisava-na-lua-pela-primeira-vez-ha-45-anos-relembre-missao.html
Woodstock, http://www.dw.com/pt-br/1969-festival-de-woodstock/a-609975
Conflito racial nos Estados Unidos, http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/segregacao-racial.htm
Movimento hippie, http://www.infoescola.com/cultura/hippies/