Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Nível histórico: O Entusiasta Dom Pedro II

Dom Pedro II, primeiro governante brasileiro a visitar os Estados Unidos em meados de 1876, se maravilhou com a grande invenção de Graham Bell, o telefone. O interesse pelo invento de Graham Bell, levou o Imperador a ser um dos primeiros adquirir esse novo equipamento e o primeiro a comprar ações da “Bell Telephone Company”. Um dos exemplares foi instalado no Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, mas o primeiro a funcionar foi na região de Campinas, que à época era grande produtora de café.

Dom Pedro II também foi um grande entusiasta da fotografia, considerado como o primeiro fotógrafo nascido no Brasil. Um ano após o anúncio oficial da invenção do equipamento, em 19 de agosto de 1839, na França, por François Arago; Dom Pedro II com apenas 14 anos adquire o invento.

Ainda na década de 1830, Antoine Hercule Florence um franco-brasileiro, já estava desenvolvendo experiências com fotografia na Vila de São Carlos (atual cidade de Campinas), a pesar de suas experiências não terem sido reconhecidas na época. A partir de então, a fotografia passa a ser usada como um instrumento de propaganda para o Império, transmitindo a ideia de um império moderno, sendo concedido para uma série de fotógrafos o título de “Fotógrafo Imperial”.

Referência Texto / Referência Imagem