• Peça: Disquete de 5.25 polegadas de armazenamento de dados
  • Proveniência: Doação pessoal do professor Dr. José Estevão Picarelli (PUC-Campinas)
  • Período aproximado da fabricação da peça: Década de 1970

O floppy-disk de 5.25 ou 5 ¼ é uma mídia magnética removível barata de armazenamento de dados criada para comportar programas de atualizações da IBM. Em 1967 a ideia de um disco de armazenagem externo é desenvolvida por David Noble sob a supervisão de Alan Shugart, com o protótipo de disquete de 8 polegadas,  feito de invólucro grande e susceptível à estragos e que só era lido por alguns drivers. Em 1976, a empresa de Shugart, a Shugart Associates, passa a produzir o disquete de 5 ¼ polegadas, que significou um melhoramento em relação ao protótipo,  tinha um bom armazenamento, porém ainda era grande no formato e com um invólucro frágil.

Referência Texto