Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Aldous Huxley nasceu em 26 de julho de 1894 na cidade de Goldaming, na Inglaterra, foi considerado um dos maiores escritores do século XX. Huxley nasceu em uma família de cientistas e ele também estava caminhando para essa direção, mas aos dezesseis anos contraiu uma doença que o deixou totalmente cego por cerca de dezoito meses. Durante esse período conseguiu aprender braile e entrou para o Eton College e logo depois para  Balliol College.

Depois desse período de cegueira Huxley conseguiu recuperar sua visão parcialmente, mas devido ao impedimento de prosseguir na carreira cientifica acaba decidindo por se dedicar a literatura, se formando em Oxford em 1915. A crítica social está presente na obra de Huxley desde seu primeiro romance “Crome Yellow”, fazendo um grande sucesso que o levou  a ser reconhecido com um dos escritores mais famosos da década de 1920, mas seu Magnum opus foi “Admirável Mundo Novo” publicado em 1932. Essa obra conta a história de um mundo distópico, uma sociedade no futuro que é controlada por um regime totalitário, dividindo a sociedade em castas, e não utiliza a violência para manter o status quo do regime, mas pré-condiciona as pessoas biologicamente e psicologicamente a viverem em harmonia seguindo as leis do regime.

Aldous Huxley morreu por complicações de um câncer na laringe em 1963, no dia 22 de novembro, algumas horas depois do assassinato do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.

Referência Texto / Referência Imagem