Os marcos da concentração e divulgação do saber – Da exclusão a democratização.

Para alguns de nós que temos acesso tão fácil e rápido à informação através da internet e ainda nas bibliotecas, hoje difundidas nas mais diversas instituições e na maior parte dos casos de livre acesso a toda a sociedade na teoria, acabamos por não ter noção do caminho realmente árduo que o homem passou para democratizar o saber que é produzido. São três os principais marcos da concentração e divulgação do saber:

Biblioteca de Alexandria

• O primeiro é a Biblioteca de Alexandria que foi um dos principais centros do saber da Antiguidade, entre os séculos III a.C até o século IV d.C, possuía um rico acervo que crescia cada vez mais, mas o seu acesso era totalmente restrito. Com o tempo seu acervo começou a sofrer ataques por conflitos políticos e religiosos até sua total destruição no século IV d.C, após uma série de decretos imperiais de Teodósio I, em prol da supressão total do paganismo.

• O Segundo marco é a Imprensa de Gutenberg , desenvolvida por Johann Gutenberg (C. 1398-1468), na cidade de Mainzque atualmente faz parte da República Federal da Alemanha. Gutenberg foi o primeiro no ocidente a projetar um novo tipo de prensa que foi baseada nas que eram utilizadas para a produção de vinho, o novo sistema de impressão funcionou tão bem que até o começo do século XIX era utilizado este mesmo tipo de sistema. Gutenberg também ficou conhecido pela impressão da Bíblia.

Internet

• O terceiro marco é a Internet desenvolvida entre as décadas de 1950 e 1960 no contexto da Guerra Fria, como uma forma de criar um sistema de informação descentralizado, para que dessa forma fossem evitados ataques que levassem a perda total das informações que eram vinculadas, mas a internet começou a se popularizar só em meados dos anos 1990, após o cientista Tim Berners-Lee criar o “World Wide Web”, ou simplesmente “www” que é o que se digita no inicio de qualquer site para se ter acesso a ele, seu propósito inicial era a criação dos hipertextos, que possibilitava o acesso simultâneo dos mesmos documentos. A partir de então, o acesso à informação tornou-se mais fácil e rápido, a tendência agora é que cada vez mais os documentos e obras impressas sejam digitalizadas e disponibilizadas na internet possibilitando na teoria o acesso universal ao conhecimento.
Referência Texto / Referência Imagem