2001: Uma Odisseia no Espaço é um filme de ficção cientifica estadunidense de 1968, dirigido por Stanley Kubrick, baseado no livro homônimo de Arthur C. Clarke e o roteiro adaptado por ele mesmo e por Stanley Kubrick. O filme conta a história de uma equipe de astronautas que é enviada a Júpiter para investigar um misterioso monólito que aparentemente emite sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. A nave é totalmente controlada por um computador chamado HAL 9000, o problema começa quando no meio da viagem o computador entra em pane e passa a assumir o controle da nave, tentando eliminar os tripulantes.

O filme traz a reflexão de que tudo o que existe, pode ser ainda maior do que a imaginação humana é capaz de sonhar, que haverá um momento em que a humanidade terá um bloqueio intelectual, fazendo com que o homem pare no tempo por conta da inconsciência de sua capacidade e limite, mas o homem não ficará de braços cruzados diante dessa ausência de consciência, o homem entra em uma jornada de tempo incalculável para por fim nesse anseio existencial. A quarta parte do filme deixa isso mais evidente e é possível fazer diversas interpretações, de que seria o encontro do Homem com seu Criador ou de que o fim dessa jornada levaria a evolução da humanidade ou que simplesmente trata-se do homem encarando sua mortalidade.

Referência Texto / Referência Imagem