• Peça: Bússolas
  • Proveniência: Geoprocessamento / Faculdade de Geografia PUC-Campinas e Acervo Profa. Maria Salete Trujillo Zulzke
  • Período aproximado da fabricação da peça: 1970 a 1990

A bússola é um instumento de orientação que se baseia em propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do próprio campo magnético terrestre. A primeira bússola que se tem registro foi desenvolvida na China durante a dinastia Qin. Em vários textos chineses, em especial em uma obra editada no século IV chamada “Livro do Mestre do Vale dos Demônios”, encontram-se referências indiretas ao uso da bússola na exploração de algumas regiões desconhecidas. Há registros também que indicam que no século XII a bússola já estava sendo utilizada pelos Árabes, mas não se tem registro de como a bússola foi introduzida na Europa, mas já no século XIII ela era abundantemente usada em todo o continente europeu, sendo mais tarde um item fundamental para as grandes navegações. No século XX as bússolas foram modernizadas e hoje temos bússolas eletrônicas e GPS altimétricos.

Referência Texto: Danilo Mangaba / Geoprocessamento – Faculdade de Geografia PUC-Campinas.