• Peça: Contador de pulsos para tarifação de central telefônica analógica
  • Proveniência: Prof. Sérgio Roberto Pereira / CEATEC – PUC-Campinas
  • Período aproximado da fabricação da peça: 1980

Um contador de pulsos eletromecânico consiste em um contador mecânico em que seu acionamento é realizado através de uma solenoide integrada. Dessa maneira, um pulso elétrico aplicado a sua entrada, energiza uma bobina que movimenta uma espécie de alavanca fazendo o contador incrementar.

Este objeto fazia a contagem e armazenagem do número de pulsos de cada assinante de centrais analógicas. A cada chamada realizada, um pulso elétrico era enviado para o solenoide que mecanicamente atraia a pequena placa metálica localizada à sua frente e consequentemente incrementando o contador.

No prédio da central telefônica existia um contador por número de telefone disposto em uma parede e conectado à central telefônica. Mensalmente, esta parede de contadores era fotografada para se fazer a diferença entre a contagem anterior e a atual, assim, cobrando-se do assinante o uso do serviço telefônico pelo número de chamadas efetuadas dentro deste período.

Esta tecnologia foi utilizada até a década de 80 quando as centrais eletromecânicas foram substituídas pelas centrais CPA-T (Central por Programa Armazenado – Temporal).

Texto: Prof. Sérgio Roberto Pereira / CEATEC – PUC-Campinas