Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Mudança acelerada no mercado de trabalho pede novas habilidades do profissional

Multidisciplinaridade, boa comunicação em público e liderança são algumas das características valorizadas pelas empresas

As novas tecnologias e a mudança provocada por elas na rotina das empresas estão acelerando a busca por novos perfis profissionais. Aliada a isso, a modalidade de trabalho híbrido, potencializada pela pandemia da covid-19, trouxe uma nova realidade para as empresas e para os profissionais que nelas trabalham. Todas essas mudanças despertaram dúvidas sobre como deve ser o mercado daqui para frente. A busca por mais qualidade de vida começa a aparecer na pauta de quem busca um trabalho. Do outro lado, a exigência por um profissional atualizado e com novas habilidades ganha corpo já nos dias atuais. O professor da PUC-Campinas, administrador e consultor na área de Gestão de Pessoas, Valdenir da Silva Pontes, que é especialista no assunto, nos ajuda a entender mais o assunto para tentar desvendar de que forma o profissional pode estar pronto para esse novo momento.

Para o professor, o ano de 2023 já confirma a busca por características diferentes em um bom profissional. “Um dos pontos é ter a capacidade de entender a cultura da empresa em que a pessoa está ou que pretende atuar e ter a capacidade de propor novos modelos quando lá chegar. É importante ter uma visão globalizada e ter uma visão 360 graus de todos os subsistemas da empresa. É preciso ter uma visão do todo para poder progredir e ser flexível para transitar por várias realidades e experiências, com foco no resultado para os negócios”, explica.

Áreas em alta

Em alta hoje, as áreas de inteligência artificial, aprendizado de máquinas e entender sobre o trabalho em nuvem devem crescer ainda mais. Assim, profissionais com habilidades nesses temas podem ter um futuro promissor no mercado. Além disso, habilidades com mídias sociais são importantes. “Segundo pesquisa recente nos Estados Unidos, centenas de milhões de ofertas de emprego lá identificaram essas habilidades como as mais procuradas. Em cada 8 anúncios de vagas, pelo menos 4 listavam essas habilidades. E isso pode mudar rapidamente por causa da aceleração da tecnologia”, comenta.

Com esse novo cenário, de mudança constante, é importante que o estudante que esteja prestes a entrar no seu ramo profissional e também os que já estejam no mercado tenham consciência de que devem manter-se atualizados e que apenas a formação em curso superior não é mais um passaporte certo para o mercado. “Eles terão que cuidar para não deixar que suas habilidades fiquem obsoletas. Nesse sentido, os alunos devem ser encorajados a assumir o protagonismo de suas carreiras. É preciso entender que as habilidades têm prazo de validade. As habilidades são um pré-requisito para melhorar a empregabilidade e não é exatamente em empregos formais, mas em oportunidades de trabalho que teremos”, reforça Pontes.

Perfil de líder e boa comunicação

Além das habilidades técnicas exigidas em cada área de atuação, alguns pontos são importantes e valorizados nos dias atuais em qualquer que sejam as funções: ter liderança, saber fazer o chamado networking, ter o domínio da língua pátria e ter um comportamento compatível com a empresa que o profissional trabalha são características fundamentais. “Alguns comportamentos em público não são condizentes com o que as empresas esperam. Cada vez mais, essa população chamada de digital tem um comportamento que, muitas vezes, é nocivo à própria carreira e os empresários nos colocam isso. O modo de se comportar, a roupa que se usa, o linguajar e as atitudes são importantes”, cita o professor.

Confira abaixo 10 características importantes para o profissional do futuro:

1-Trabalhar em equipe

2- Falar em público/comunicação verbal

3- A arte de negociar (saber expor suas ideias, negociar valores)

4- Boa visão de empresa e capacidade de planejar e gerenciar projetos (determinar prazo, para que eles sejam cumpridos)

5- Liderança

6- Dominar o português (para se comunicar e escrever bem)

7- Saber outras línguas

8 – Networking (criar uma rede de contatos que seja interessante e sustentável)

9 – Conhecimento interdisciplinar e multidisciplinar

10 – Comportamento compatível

Universidade é caminho para a atualização com bom direcionamento

A alta demanda por profissionais modernos e completos pede que as universidades se atualizem em seus cursos e métodos de ensino. Para Pontes, esse é um importante caminho para formar o profissional nos dias de hoje. “Aqui na PUC-Campinas temos essa preocupação e estamos sempre em conexão com as novas demandas. A Universidade precisa oferecer uma resposta ágil, pois é um fórum privilegiado de cabeças pensantes para traduzir as demandas sociais e as demandas profissionais em formas de aprendizado continuadas, capazes de entregar e devolver para o próprio mundo do trabalho pessoas para pensar. E para mudar o agir, é necessário mudar o pensar, e aí entra a universidade”, explica.

Na PUC-Campinas, essa busca se traduz, entre diversos movimentos, em novas oportunidades em áreas emergentes, por meio de parcerias de ponta do mercado. Um dos exemplos é o convênio entre a Universidade e o CPQD, que irá, nos próximos 18 meses, capacitar inicialmente 160 estudantes em trilhas de conhecimento que envolvem inteligência artificial e segurança cibernética. A parceria vai fornecer aulas a esses estudantes de forma gratuita e integrá-los em projetos no CPQD, com mentoria dos professores da PUC-Campinas.

Além disso, a Universidade apresenta cursos novos em sua grade, como o Tecnólogo em Gastronomia, graduação em Engenharia de Alimentos, e Administração em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais, áreas em franca expansão no mercado. Por meio do Programa Mescla – voltado ao empreendedorismo e à inovação – a Universidade acelera projetos de startups em diversas áreas do conhecimento, oferecendo conexão direta com o que há de mais novo no mercado. “Nós ajudamos as pessoas a pensar e repensar os modelos, isso só se faz revisitando os próprios modelos mentais. A universidade é um modelo vivo”, completa o professor.

Confira aqui os cursos de graduação, especialização e atualização oferecidos pela PUC-Campinas

 



Carlos Giacomeli
5 de maio de 2023