7ª Edição do Motiv.se divulga vencedores com soluções para a Educação e a Sustentabilidade

Sétima mostra de Inovação e Empreendedorismo premiou vencedores com R$ 10 mil

A 7ª edição do Motiv.se – Mostra de Inovação e Empreendedorismo da PUC-Campinas, foi realizada durante a semana acadêmica e já definiu seus vencedores. Estudantes e ex-alunos da Universidade inscreveram propostas de ideias inovadoras em duas áreas: Sustentabilidade e Educação. Ao longo de toda a semana, os grupos desenvolveram seus projetos até chegarem à banca final.

Ao todo, 18 equipes – 10 da Educação e 8 da Sustentabilidade – tiveram menos de 10 minutos para resumirem suas ideias, ouvirem ponderações e responderem aos questionamentos dos jurados durante a apresentação.

Na área da Sustentabilidade, o grupo que propôs a gestão de resíduos têxteis recebeu uma menção honrosa. Em 3ª lugar foi escolhido o projeto para descarte e aproveitamento de luvas cirúrgicas na indústria automotiva. Em segundo, outra proposta para aproveitar resíduos, desta vez aqueles provenientes de impressoras 3D. E no primeiro lugar, ficou a equipe Biogás, que propôs transformar resíduos orgânicos em energia.

Na área da educação, a menção honrosa foi para um projeto que inclui a música no processo de aprendizagem das crianças. Os pequenos também foram pauta na premiação do terceiro lugar. O grupo pretende desenvolver uma plataforma de educação financeira para os menores. Em segundo, foi premiado um projeto para unir informações e profissionais de diferentes áreas na prevenção e tratamento de distúrbios desenvolvidos por crianças. E o grande vencedor foi a equipe Learn by Finger, com a ideia de um kit didático de aprendizagem para deficientes visuais.

Os dois campeões das verticais Sustentabilidade e Educação levaram para casa um prêmio em dinheiro de R$ 10 mil cada e ainda terão o amparo das empresas Dpaschoal e Mazza FC no desenvolvimento dos projetos. O prêmio foi entregue pelo Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior. Todas as equipes que chegaram até a última etapa da mostra estão convidadas a continuarem desenvolvendo suas ideias no Mescla, com o apoio da Universidade, de empresas e de aceleradoras parceiras.

O evento foi promovido pelo Programa Mescla em parceria com a aceleradora Venture Hub, com o objetivo de estimular estudantes a desenvolverem negócios inovadores e inseri-los no ecossistema de startups.

“Essa mostra de Inovação tem o papel importantíssimo dentro da Universidade, que é de disseminar a cultura de inovação e empreendedorismo. E no estágio inicial, onde os alunos começam a ter contato com essa cultura, eles trabalham a fase de ideação, as ferramentas, a capacitação e se transformam em um período muito curto. Chegam com uma ideia um pouco mais crua, mas muitas vezes vão modificando isso durante a semana”, explica Diane Teo de Moraes, Gerente de Inovação da PUC-Campinas.

“Eu acompanhei os três grupos finais e fiquei muito emocionado. É uma alegria muito grande para nós da Universidade poder ver os nossos estudantes empenhados em um evento como esse. Não só em razão de prêmios, mas também em razão das ideias que acreditam”, comentou o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Carlos Giacomeli
31 de outubro de 2022