Monografia de estudante de RP da PUC-Campinas é escolhida como a melhor do Brasil

Anúncio foi feito em evento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Maria Júlia Muniz Salema Aleixo, graduada em 2022 pela Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas, teve sua monografia de conclusão de curso premiada na noite de 10 de maio como a melhor do país no prêmio de dissertações, teses e monografias organizado pela Abrapcorp (Associação Brasileira dos Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas). O anúncio ocorreu em evento realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ela disputou o prêmio com outros três trabalhos de universidades federais que também chegaram à final.

“Não consigo encontrar palavras o suficiente para descrever o quanto eu estou feliz por ter recebido esse prêmio, e ainda mais por ser reconhecida por pesquisadores da área. Ser premiada por um trabalho que aborda a profissão que eu escolhi e amo, e também a área que eu mais me identifico, que é a esportiva, é muito gratificante”, disse Maria Júlia.

Com orientação feita pelo docente do Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte e da Faculdade de Relações Públicas, Marcelo Pereira da Silva, o trabalho intitulado “De Alvinegro em ação à Red Bull te dá asas: simbologias, afetos e percepção do torcedor na fusão do Bragantino” realizou uma pesquisa com torcedores do Red Bull Bragantino para identificar as percepções desses indivíduos em relação à transformação do time em Clube Empresa.

A estudante premiada agradeceu ao orientador Marcelo Pereira e à Faculdade de Relações Públicas pelos ensinamentos ao longo da graduação. “Também agradeço à minha família, que me apoiou em todos os momentos, ao meu saudoso avô, Benedicto Salema, que me ensinou a gostar de futebol, e aos torcedores do Bragantino, que me auxiliaram respondendo o questionário da minha monografia”, disse.

O orientador Prof. Dr. Marcelo Pereira ressaltou a importância do reconhecimento para a Universidade. “Esse prêmio confirma a necessidade de aprofundamento dos estudos de temas ligados à comunicação e ao consumo e evidencia a vocação científica de relevância da PUC-Campinas, bem como a importância de trabalhos teórica e metodologicamente bem fundamentados acerca de temas de impacto para os indivíduos, as organizações e a sociedade”, disse.

“A Faculdade de Relações Públicas, nesse sentido, mostra o valor de estudos monográficos e se projeta, nacionalmente, como um lugar de produções com rigor científico, seriedade e comprometimento com a missão institucional da PUC”, completou.

Marcelo Andriotti
11 de maio de 2023