A partir de fevereiro o Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP), da PUC-Campinas, oferecerá pelo SUS serviços de alta complexidade na área de Cardiologia. Um passo importante para o funcionamento do setor acaba de ser dado: o hospital está recebendo do Ministério da Saúde R$ 359 mil para a compra dos equipamentos de cirurgia cardíaca e endoscopia. A emenda para a concessão da verba adicional foi obtida junto ao Ministério por indicação de Aloizio Mercadante, senador pelo PT no Estado de São Paulo, em dezembro de 2005.

Amanhã (20/01), às 15h, o senador Mercadante fará uma visita às instalações do Hospital, juntamente com o Secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva. Ele será recepcionado pelo reitor padre José Benedito de Almeida David, pelo superintendente do HMCP, Antônio Celso de Moraes, e pelo vice-presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução, José Inácio Toledo.

Desde 2002, o Celso Pierro tem realizado levantamentos estatísticos em seu próprio atendimento, que apontam para a necessidade do serviço de cardiologia gratuito. Segundo Antônio Celso de Moraes, entre as cerca de 300 diárias/mês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em torno de 35% são pacientes que exigem cuidados específicos na área cardiológica. Entre os 15 mil pacientes atendidos por mês no Pronto-Socorro, esse percentual é ainda maior: 65%.

“A verba do Ministério da Saúde consiste num importante aporte para a aquisição de tecnologia e recursos para a humanização do atendimento”, observa o superintendente do HMCP.

Serviço

O Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP) realiza cerca de 450 mil atendimentos pelo SUS por ano. Também atende conveniados de 15 planos de saúde, o que contribui para o financiamento dos recursos gratuitos disponíveis à população. Dos 315 leitos ativos, 240 são destinados ao SUS e 75 aos convênios. O Hospital conta com 1.700 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos. Sua Unidade Coronária contará com equipe médica e de enfermagem especializada e acompanhamento aos pacientes internados por 24 horas.

Por ser hospital-escola da PUC-Campinas, o Celso Pierro funciona como uma grande sala de aula para as 10 faculdades do Centro de Ciências da Vida. Também oferece Residência Médica para estudantes de Medicina de todo o País, com vagas distribuídas entre 24 especialidades credenciadas junto ao MEC, além de permitir estágios aos alunos dos demais cursos de saúde.

Portal Puc-Campinas
23 de janeiro de 2006