Mescla realiza capacitação sobre propriedade intelectual para pesquisadores e extensionistas da Universidade

Atividade acontece no Mescla do Campus I, às 14h, nesta quinta-feira (4)

A Equipe Mescla realiza nesta quinta-feira (4) o primeiro dos quatro encontros de capacitação voltados para pesquisadores e extensionistas da PUC-Campinas. A atividade é promovida pelo Programa em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Na primeira data, será realizada uma introdução ao tema, abordando formas de proteção à propriedade intelectual e a importância do uso estratégico da mesma em projetos da Universidade.

Na conversa, os pesquisadores e extensionistas irão receber informações detalhadas sobre o sistema de proteção à propriedade industrial, como patentes, modelo de utilidade e desenho industrial e exemplos para diversas áreas de conhecimento.

A proteção regulamentada garante aos titulares a exclusividade da criação e também a exploração comercial de forma exclusiva do produto. Esse cenário facilita a criação de parcerias e a busca por investimentos.

“A gestão da propriedade intelectual na universidade reforça a valorização do conhecimento gerado, favorece a interação com empresas e sociedade em um cenário no qual o conhecimento e a capacidade de inovar tem um papel tão importante para o desenvolvimento do país”, explica a gerente do Programa Mescla, Diane Teo de Moraes.

A capacitação acontece no Espaço Mescla do Campus I, das 14h às 16h30. A programação contará ainda com outros três encontros: dia 24 de agosto; dia 21 de setembro e dia 26 de outubro, durante a Semana Acadêmica.

Entre os temas que serão abordados nas aulas elaboradas pelo NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), que faz parte do Mescla, estão a oficina em bancos de patentes nacionais e internacionais, programas de incentivos à inovação e o processo de transferência tecnológica nas universidades.

“É uma agenda de oficinas ao longo de 2023, importante para a capacitação e instrumentalização de pesquisadores e extensionistas da Universidade. As oficinas elaboradas pelo NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia) da Universidade contemplarão temas como propriedade intelectual, transferência de tecnologia, busca de patentes em bancos nacionais e internacionais e Incentivos a Inovação”, comenta a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Prof. Dra. Alessandra Borin Nogueira.

Carlos Giacomeli
3 de maio de 2023