PUC-Campinas oferece curso de Tecnologia em Construção de Edifícios reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)

Com o crescimento da economia brasileira, o mercado de construção civil teve um boom significativo. Só para se ter uma ideia, o Brasil forma cerca de 40 mil engenheiros por ano, sendo que, conforme estimativas do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), o País tem um déficit de 20 mil engenheiros por ano, o que faz com que esses profissionais sejam importados para suprir essa carência.  A situação agrava ainda mais em função dos megaeventos que acontecerão como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 e as demandas no Brasil, como as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Para acompanhar esse crescimento, a PUC-Campinas está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2012 para o curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, até o dia 21 de junho.

Segundo o coordenador do curso, José Casamassa Neto, um grande diferencial é que o curso de Tecnologia em Construção de Edifícios é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e, na PUC-Campinas, os alunos utilizam toda a estrutura da Faculdade de Engenharia Civil. “O curso de tecnologia será diretamente beneficiado pela transferência da excelência conquistada ao longo dos 40 anos de existência do curso de Engenharia Civil. Além disso, os cursos de tecnologia em geral têm um papel de importância social, aumentando a oportunidade de ensino superior de real qualidade”, afirmou o diretor.

Apesar da carência de profissionais na área, estudo realizado pelo Observatório do Trabalho de Campinas, e divulgado pelo Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que a criação de novos postos de trabalho no setor de construção civil da Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou, em 2011, o melhor desempenho da década.

De acordo com publicações da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no Brasil há cerca de 600 mil engenheiros, o equivalente a seis profissionais para cada mil trabalhadores. Já nos Estados Unidos e no Japão, a proporção é de 25 engenheiros por mil trabalhadores.

O curso tem duração de seis semestres e tem entre os seus objetivos habilitar o profissional a atuar no gerenciamento, planejamento e execução de obras de edifícios. Também emitirá duas certificações intermediárias: Desenhista de Construção Civil (ao final do primeiro ano) e Auxiliar Técnico em Construção de Edifícios (ao final do segundo ano).

Vestibular de Inverno 2012

Para o Vestibular de Inverno 2012 serão oferecidas vagas para os cursos de Bacharelado (Administração, Direito e Medicina) e Superiores de Tecnologia, de curta duração, (Construção de Edifícios, Geoprocessamento, Gestão da Tecnologia da Informação, Hotelaria, Jogos Digitais e Redes de Computadores). As inscrições podem ser feitas no portal da PUC-Campinas – www.puc-campinas.edu.br. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail vestibular@puc-campinas.edu.br ou pelo 0800-728-7822.

25 de maio de 2012