Jovens com até 24 anos tem salário 25% menor do que adultos com até 39 anos

De acordo com o Boletim Econômico PUC-Campinas – Emprego na Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizado pela professora da Faculdade Ciências Econômicas da PUC-Campinas Eliane Navarro Rosandiski, o mês de março registrou a maior criação de empregos de 2010. Na RMC foram 6.964 novos postos de trabalho. “Com este melhor resultado, no acumulado do ano a RMC gerou mais de 15 mil postos de trabalho”, completa a professora.

Ainda pelo estudo, apenas na cidade de Campinas foram criadas 2.313 vagas. De forma geral, o segmento de serviços foi o que mais gerou empregos – 3.474 vagas. Já as atividades industriais foram responsáveis por 1.671 novas vagas. Outro destaque indicado pelo Boletim refere-se ao volume de contratações por faixa etária. O maior volume de contratação é de jovens com até 24 anos – 4.231 postos de trabalho e, por escolaridade, 4.677 vagas foram preenchidas por trabalhadores com ensino médio.

Para a professora responsável pelo estudo, apesar dos resultados favoráveis a indústria de transformação ainda não recuperou o nível de emprego pré-crise e que se observa a perda da liderança das atividades industriais em favor do setor de serviços. “Este comportamento é esperado, pois as atividades de serviço que estão se desenvolvendo são de apoio à atividade produtiva, ou seja, depois que as atividades industriais se recompõem há um incentivo ao desenvolvimento de atividades terciárias de serviço e comércio”, explica Eliane.

Sobre o fato de ter uma preferência de contratação por trabalhadores mais jovens, a professora explica que isso se deve ao fato de haver um nível de remuneração sistematicamente inferior. “O trabalhador mais jovem tem uma remuneração em torno de 25% do que é pago aos adultos, que estão na faixa dos 24 a 39 anos”, conclui.

O Acompanhamento Emprego na RMC do Boletim Econômico PUC-Campinas é realizado pela professora do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas Eliane Navarro Rosandiski. Os resultados parciais do Boletim Econômico PUC-Campinas está disponível no Portal PUC-Campinas – www.puc-campinas.edu.br/imprensa.

Atendimento à Imprensa:
Adriana Furtado