Loja* da PUC-Campinas dá prioridade a produtos sustentáveis e com produção local

Material comercializado gera renda para a comunidade e tem certificados ambientais

A LOJA* PUC-Campinas dá prioridade a produtos universitários de vestuário, papelaria e acessórios confeccionados por produtores locais e seguindo regras de sustentabilidade ambiental. Aberta em 2021 em formato digital, ela deverá ganhar espaço físico em 2022, inicialmente no Campus I, depois que voltarem as aulas presenciais. Mais do que uma simples loja, o objetivo é incentivar o empreendedorismo e a responsabilidade ambiental.

Clique aqui para acessar a loja

Nas peças de vestuário são utilizados tecidos certificados com o selo BCI (Better Cotton Initiative), iniciativa que visa às boas práticas de produção, às relações justas de trabalho e à boa relação com a natureza. Para incentivar a comunidade a adotar hábitos mais sustentáveis, há produtos como canudo de inox, copo retrátil reutilizável e ecobag.

Com foco também no empreendedorismo social, uma das ações da Loja* é incentivar e impulsionar negócios de pequenos empreendedores e associações da Região Metropolitana de Campinas, por meio de parcerias e projetos.

Nesse primeiro momento, há produtos elaborados em parceria com a Associação Anhumas Quero-Quero (AAQQ), em um de seus projetos, que estimula mulheres ao empreendedorismo por meio da formação de costureiras. O objetivo é ampliar essas parcerias com outras associações e cooperativas locais.

As compras atualmente são feitas pela internet, com pagamento em cartão de débito ou em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Os produtos podem ser retirados na PUC-Campinas, com horário agendado, ou enviados para todo o Brasil pelos Correios.

Marcelo Andriotti
7 de fevereiro de 2022