Livro sobre fortalecimento de vínculos durante a pandemia é lançado nesta terça, 22, no Campus I

“Esperançar: tecendo histórias”, organizado pelo Projeto Gente Nova, traz fragmentos de histórias de participantes do projeto, na Unidade Vila Bela

O livro “Esperançar: tecendo histórias” será lançado nesta terça-feira, 22 de novembro, às 19h20, no Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA), na Sala Flexível do Bloco E, no Campus I da Universidade. A obra intergeracional foi idealizada pela ex-aluna do curso de Serviço Social, a assistente social Marcela Egídio de Souza Ferreira, juntamente com o psicólogo Vinícius Douglas Belbuche, e conta histórias da vida de 20 participantes do PROGEN (Projeto Gente Nova), da Unidade Vila Bela.

A ideia da produção começou após as dificuldades criadas com a chegada da Covid-19, que trouxeram novos desafios para as organizações sociais. Com isso, o PROGEN buscou novas formas de atuação, uma delas se traduziu nesse material.

O processo de construção teve início em março deste ano e teve como base o tema anual da Unidade Vila Bela: “Esperançar: Construindo coletivamente, despertando saberes e promovendo iniciativas”. Nele, abordou-se uma busca por uma nova maneira de ver o mundo, de se relacionar e enxergar novas possibilidades, tendo em vista os obstáculos impostos pela pandemia.

A partir daí a produção do livro teve início e traz recortes de 20 participantes do projeto, na maioria idosos, com o objetivo de eternizar memórias e torna-los protagonistas da vida que vivem. As ilustrações da obra foram feitas por crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos executada através da parceria com a Secretaria de Assistência Social da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Atualmente, o PROGEN atende 2.460 pessoas de todas as faixas etárias e é dividido em quatro unidades. O projeto completou 37 anos de fundação no último dia 4 de julho e o livro é uma das ações em comemoração à data.

Carlos Giacomeli
21 de novembro de 2022