Livro resgata a história da Faculdade de Serviço Social da PUC-Campinas

No próximo sábado (3/6), às 17h, no Anfiteatro do Auditório do Colégio Dom Barreto, em Campinas, será lançado o livro As Escolas de Serviço Social no Brasil e o Protagonismo das Missionárias de Jesus Crucificado: Trajetória Sócio-histórica, Ação educativa e Influência na sociedade, idealizado e organizado pela Professora Doutora Jeanete Liasch Martins de Sá.

A obra resgata experiências significativas sobre a formação profissional do Assistente Social, interpretando-as no contexto socioeconômico, cultural e eclesial. Analisa ainda, a partir da base doutrinária e filosófica, o currículo das Escolas de Serviço Social, a ação educativa, os estágios supervisionados e a influência das Escolas na sociedade.

O livro (Pontes Editores, 2017) é fruto de um exaustivo trabalho realizado com as Missionárias de Jesus Crucificado, e preenche uma lacuna existente na História do Serviço Social, no que se refere à organização de nove Escolas de Serviço Social no Brasil, a começar pela Faculdade de Serviço Social/PUC-Campinas, em 1949, a primeira organizada pelas Missionárias de Jesus crucificado. Além da PUC-Campinas, as missionárias também criaram as Escolas de João Pessoa/PB (1952); São Luís/MA (1953); Aracaju/SE (1954); Maceió/AL (1957); Juiz de Fora/MG (1958); Lins/SP (1958); Florianópolis/SC (1959); Brasília/DF(1962). Com exceção da Faculdade de Serviço Social da PUC-Campinas e da Faculdade de Serviço Social de Lins, os demais cursos integram hoje universidades públicas federais.

O convite para o lançamento é extensivo a todos os interessados.

Armando Martinelli Neto
1 de junho de 2017