A área de agronegócios no país – que se encontra em franco desenvolvimento – ganha agora uma importante contribuição com o lançamento do livro “Agronegócios: Gestão e Inovação”, organizado pelos professores Luís Fernando Soares Zuin, da PUC Campinas (SP), e Timóteo Ramos Queiroz, da Unesp Tupã (SP), e lançado pela Editora Saraiva.

Com a participação de 19 professores de várias instituições de ensino, como DEP-Ufscar, DAE-UFMS, Poli-Usp, PUC-Campinas, Unesp-Tupã, Unesp-Dracena e Faculdade Etapa-SP e contando com prefácios de Sílvio Crestana (Presidente da Embrapa) e Mário O. Batalha (GEPAI-DEP-UFSCar), o livro “Agronegócios: Gestão e Inovação” aborda alguns dos mais importantes temas da atualidade para o agronegócio nacional e internacional. Ele divide seus capítulos entre a apresentação de conceitos e métodos de análise que se originam nas áreas da gestão e da economia. Esta abordagem de entendimento e intervenção é muito atual no estudo dos agronegócios.

Além de conceitos básicos relacionados com a definição dos sistemas agroindustriais, os autores enfatizam aspectos do agronegócio relacionados à inovação tecnológica, à coordenação das cadeias produtivas e a várias áreas de gestão no que se refere ao desenvolvimento de produtos do tipo bens especiais agroalimentares.

Em auxílio a essa proposta de desenvolvimento de novos produtos alimentícios na empresa rural, o livro aborda métodos relacionados a diversas áreas, como por exemplo, marketing, controle de custos, empreendedorismo, qualidade e exportação. Todas essas grandes áreas da gestão relacionadas ao mundo do agronegócios.

Deve-se ressaltar que a maioria dos capítulos alia a apresentação da teoria com casos práticos que a ilustram. “Esta preocupação facilita sobremaneira o entendimento dos conceitos apresentados para o leitor. Assim, esta coletânea de textos pode ser útil a várias disciplinas não apenas dos cursos de agronegócio, mas também de administração, zootecnia, turismo, agronomia, engenharia de alimentos, medicina veterinária, engenharia de produção, entre outros existentes em todo o país. O grande número de cursos de agronegócios criados no Brasil recentemente poderá contar com mais esta fonte de consultas e informações”, avaliam os autores.

Objetivo – A idéia de escrever esse livro partiu de necessidade de encontrar uma alternativa de produção de commodities, que seria a manufatura dos produtos bens especiais agroalimentares na empresa rural. Segundo um dos autores e organizador do livro, Luís Fernando Soares Zuin, esse tipo de produto é aquele que recebe alguma espécie de cerificação e/ou sofre algum processamento. “O desenvolvimento desses produtos nas empresas rurais é uma alternativa ao mercado de produtos commodities, além de ser uma estratégia para agregar valor à produção rural, aumentando a renda do empresário rural, se mostra, atualmente, nesse momento de crise, uma questão de sobrevivência para a sua atividade. Para que possa desenvolver esse tipo de produto é necessário o emprego de modelos de Gestão da Inovação para a Produção Agropecuária (modelo GIPA) e de técnicas de gestão do processo de desenvolvimento de produto (método PDP rural)”, explica.

Serviço – “Agronegócios: gestão e inovação”
Número de Paginas: 436
Preço: R$ 72,00