Ocorre nesta sexta-feira, dia 19, o lançamento do V Festival de Fotografia de Campinas Hercule Florence. O evento será, às 10h, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). Neste ano, o Festival traz como temática o “O Homem, o Meio e o Tempo”, que por meio da fotografia aborda a transformação e o passar do tempo em um ‘clique’. Essa também será a temática do concurso fotográfico.

Estarão presentes a Secretária Municipal de Cultura, Renata Sunega, do diretor da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, Flávio Shimoda, de representantes do Instituto Hercule Florence, do Núcleo de Fotografia de Campinas e do Centro de Memória da Unicamp. Em agosto é comemorado o mês da fotografia em Campinas, em homenagem ao pai da fotografia Hercule Florence, que viveu na cidade e realizou seus primeiros experimentos com imagens em 1833.

A programação do Festival tem início em outubro com as exposições de artistas internacionais, como a trazida pela Aliança Francesa, do fotógrafo húngaro – francês Brassaï, nascido em 1899, que faz uma leitura da noite parisiense no século IXX. Além de trabalhos nacionais, como o de Klaus Mitteldorf, conhecido por seus trabalhos no cinema de moda e publicidade.

As mesas-redondas e palestras terão a presença de fotógrafos de relevância nacional e internacional, como Boris Kossoy, um dos principais estudiosos da fotografia. Também participarão Maureen Bisilliat, que já trabalhou na Revista Realidade e suas obras são inspiradas em grandes livros da literatura brasileira.

Para o fotografo da PUC-Campinas e um dos organizadores do Festival, Ricardo Lima, em 2011 o principal diferencial do evento está na programação extensa, que além de palestras traz oficinas que abordam assuntos da atualidade. “As temáticas estabelecidas neste ano vão guiar as próximas edições do Festival, como os novos rumos da fotografia, que hoje com as mídias instantânea tem transformado a maneira de fotografar. O principal objetivo é que a fotografia seja o principal assunto cultural de Campinas”, explicou o fotografo. As palestras e oficinas ocorrerão em vários pontos de Campinas, como o Museu Imagem e Som (MIS), na PUC-Campinas.

18 de agosto de 2011