Lançamento da IoT Academy terá palestra com representante do Ministério da Ciência

O palestrante Guilherme de Paula Corrêa é chefe do núcleo de IoT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

No dia 6 de maio, às 9h00, será realizado no Auditório Dom Gilberto Pereira Lopes, no Campus I da PUC-Campinas, o lançamento oficial da IoT Academy da PUC-Campinas, um laboratório que irá permitir o acesso e demonstrações de um conjunto de tecnologias de Internet das Coisas, com serviços para empresas, startups, alunos e professores. O evento terá a palestra com Guilherme de Paula Corrêa, chefe do núcleo de IoT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O evento é aberto e os interessados podem se inscrever clicando aqui.

Estarão presentes na abertura o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; o Prof. Dr. Marcelo Knobel, Reitor da Unicamp; Alexandre Bueno, CEO Fibo (empresa parceira da IoT Academy); e André Von Zuben, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da Prefeitura de Campinas.

A Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things), é uma área vital para o desenvolvimento do País, com aplicações em áreas essenciais para a economia nacional, como a agricultura, indústria, saúde e funcionamento das cidades. Essas áreas foram escolhidas como as quatro prioridades do Plano Nacional de Internet das Coisas, desenvolvido no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Com ela, é possível o agricultor ter informações em tempo real sobre sua plantação, como, por exemplo, se precisa de mais ou menos água, se está no ponto certo da colheita, e acoplar equipamentos que podem ser acionados automaticamente. Uma pessoa com doença crônica poderá ter dispositivos em seu corpo que prevejam se está às vésperas de uma crise, indicando os medicamentos necessários e até acionando o médico ou resgate.

O engenheiro eletrônico Guilherme de Pádua Corrêa, o palestrante convidado para a inauguração do Espaço IoT Academy, é um dos responsáveis pela elaboração do Plano Nacional e falará sobre ele e a importância da formulação de diretrizes para as políticas públicas voltadas ao setor.

Uma das questões abordadas pelo palestrante é como investimentos em Internet das Coisas no Brasil poderão reduzir, até 2025 (comparado aos dados de 2018), em 15% o tempo no trânsito nas grandes cidades, em 20% a violência, em 30% as crises graves de doenças crônicas, em 40% os custos de manutenção de equipamentos médicos, em 20% o uso de agrotóxicos e fertilizantes no campo e em 20% os acidentes em plataformas e minas.

Junto a isso, a produção nas fazendas poderá aumentar em 25% e a produtividade nas indústrias crescer até 40%. Isso injetaria na economia, comparado a 2018, até US$ 27 bilhões, devido às melhorias nas cidades, até US$ 39 bilhões na saúde, US$ 21 bilhões na agricultura e US$ 45 bilhões na indústria.

Marcelo Andriotti
14 de abril de 2019