A Fundação Feac divulgou hoje, terça-feira (28/11), os finalistas do 9º Prêmio Fundação Feac de Jornalismo. A premiação dos vencedores ocorrerá no dia 5 de dezembro, às 19h30, no auditório da Fundação FEAC. Os finalistas foram indicados pelos 20 membros do Comitê Julgador, representando dez instituições. Todos candidatos concorrerão a prêmios de R$ 3.300, 00 por categoria. É a quarta indicação da TV PUC-Campinas para o Prêmio Feac de Jornalismo.

A jornalista da TV PUC-Campinas, Du Paulino é finalista na categoria Televisão com a reportagem “Conexão Jovem” que mostra como o jornal comunitário de mesmo nome mudou a vida de adolescentes do Bairro Castelo Branco, periferia de Campinas. O jornal produzido pelos próprios jovens trata de assuntos e personagens do cotidiano do bairro, tornando as matérias mais próximas e a leitura mais interessante para toda a comunidade. Além de incentivar a leitura da população, a publicação leva os repórteres juvenis a pesquisarem e estudarem mais os temas por eles trabalhados, levando-os a ler mais. Como os textos são de fácil acesso, o Conexão Jovem também é utilizado como ferramenta didática de incentivo à leitura e à produção de texto nas escolas de Ensino Fundamental da região

Ainda concorrem na mesma categoria Edlaine Garcia, da EPTV Campinas, com a série Uma leitura da realidade; e João César Galvão, da TV Brasil, com “Escola Penitenciária”.

“A leitura como ferramenta para desenvolvimento humano e inclusão social” é o tema do 9o Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo. Promovido anualmente pela Fundação FEAC de Campinas, com patrocínio master da CPFL Energia e apoio da Fundação Educar DPaschoal, o Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo é o primeiro criado na Região Metropolitana de Campinas, para reconhecer o esforço da mídia em abrir espaço para temas relacionados aos esforços das comunidades organizadas para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.

28 de novembro de 2006