Jornalismo faz apresentações on-line de seus Trabalhos de Conclusão de Curso

Neste ano as orientações e avaliações dos trabalhos foram virtuais por conta da pandemia

O Curso de Jornalismo da PUC-Campinas realiza de 1º a 11 de dezembro a apresentação dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) dos formandos do matutino e noturno. No total são 20 trabalhos em diversos formatos e plataformas – impressos, audiovisuais, webjornalismo e fotografia.

As apresentações on-line serão pela plataforma Teams em quatro horários, às 8h, 10h, 19h20 e 21h. Os trabalhos serão avaliados por uma banca formada por professores da PUC-Campinas e convidados externos, entre os quais estão Júlio Nascimento (Band), Camila Marins e Caline Migliato.

Clique aqui para ver a programação completa e os links das apresentações

Entre os temas abordados pelos estudantes estão “Ser Negro – Além das quatro linhas”, “Paixão sem divisão”, “Por trás da fumaça”, “Influencers Ltda”, “Fábrica de Mulheres”,”Futebol S/A”, “Centro para Quem?”, “Bodas de Luta: 10 anos da união homoafetiva sob a onda neoconservadora”,  “Armadura de Ferro e Flores”, “Indígena In – Quando eles chegam na universidade”, “Nossas Emissões”, “Gastronomia: refugiados Venezuelanos em SP”, “Corte da Diretora: uma revista em quadrinhos sobre mulheres nos filmes”, “A voz da rua – grafite”, “Eles Não Usam Álcool Gel: o desafio de garantir a integridade física dos moradores em situação de rua”, “Revista Marginália Cultural”, “HQ Entre Mulheres”, “Mood Autoral”, “Esperança na caixa: uma fotorreportagem sobre a fome em Campinas” e “Luto animal: a dor não reconhecida”.

Neste ano, o desafio dos professores e estudantes foi fazer toda o desenvolvimento dos trabalhos de forma on-line e com os cuidados sanitários e de distanciamento social. Foi necessário buscar uma série de alternativas para as entrevistas, pesquisas, gravações e condução das reportagens.

“Foi um desafio muito grande, mas os alunos e professores foram heróis nessa jornada do segundo semestre para o desenvolvimento de trabalhos de qualidade com as determinações de saúde para esta pandemia que estamos vivendo. A Faculdade de Jornalismo tem 50 anos e sempre apresentou trabalhos muito bons, como Projetos Experimentais. Agora, historicamente, estamos com as bancas de modo virtual”, disse a diretora da Faculdade Cyntia Andretta.

Marcelo Andriotti
30 de novembro de 2020