Jornalismo e Mídias Digitais da PUC-Campinas são finalistas no Expocom Sudeste 2023

Faculdade de Jornalismo tem os quatro melhores trabalhos de graduação e o de Mídias Digitais um finalista entre os selecionados

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas tem os quatro melhores trabalhos de graduação, categoria Projetos Experimentais, selecionados pelo prêmio Expocom de 2023. O curso de Mídias Digitais teve um trabalho que concorre ao prêmio nacional. As apresentações serão realizadas entre 01 a 3 de junho, no Intercom Sudeste, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). Além dos trabalhos de conclusão de curso, haverá a apresentação de quatro artigos científicos no Intercom Jr., resultados de pesquisas científicas e de trabalhos realizados em disciplinas teóricas.

Os projetos experimentais, orientados pela professora Juliana Doreto, que concorrem ao prêmio nacional, são Portal Endometriose, produzido pelas alunas Bruna Dalago de Andrade, Larissa Biondi Contreiras e Mariana de Castro Ribeiro. Na categoria produção laboratorial em jornalismo digital está o trabalho das alunas Giovanna Corrêa Langella e Letícia Franco Tomazi, com o jornal digital Elas no poder: mulheres na política de Campinas.

O documentário orientado pelo professor Carlos Zanotti, Um dia com o povo de rua, produzido pelos alunos Gustavo José Ribeiro Costa, Maria Eduarda Abrantes Rodrigues  e Vitória Da Silva, concorre ao prêmio 2023. Na categoria revista customizada está Tipo Z, produzida pelos alunos Bárbara Marques, Naira Pereira Zitei e Patrícia Kuae Neves, orientada pelo professor Edson Rossi.

Os trabalhos científicos de Jornalismo, selecionados para o Intercom Jr, da aluna Pietra Carolina de Moraes Leita, tem o título A representação da Adolescência LGBTQIA+ no G1: a construção dos personagens, orientação de professora Juliana Doretto. A aluna Marina de Andrade Fávaro, orientada pelo professor Tárcisio Torres, apresentará a pesquisa Implicações do design na repercussão de notícias sobre causas indígenas no Brasil.

A professora Maria Lúcia Jacobini tem dois trabalhos realizados em sala de aula, frutos de reflexões teóricas. As alunas Allane Moraes; Bianca Velloso, Caroline Adrielli e Gabriela Tibúrcio apresentarão Análise da composição estética da primeira temporada da série Bridgerton e as alunas Aline de Oliveira Nascimento, Ana Clara Freitas da Cruz, Lara Santana Silva, Laura Maria Nunes Nardi, Marina Marino Picon, Raissa Mara Reno Fernandes Silva e Stella Miranda Marques apresentarão Análise do videoclipe Girl From Rio, a partir da Semiótica da Cultura.

O curso de Mídias Digitais tem um trabalho de conclusão de curso concorrendo ao prêmio nacional no Expocom Sudeste 2023, na categoria Planejamento e gestão na web/mídias sociais, das alunas Bruna Souza Santos, Luiza De Assis Silva e Nicole Maranho. O projeto vencedor é a revitalização da comunicação digital do grupo de apoio ao animal de rua de campinas, orientado pela professora Juliana Sangion.

SERVIÇO: As informações completas sobre a programação do Expocom 2023 podem ser conferidas no link

Texto: Faculdade de Jornalismo PUC-Campinas

Marcelo Andriotti