Jornalismo da PUC-Campinas reafirma parceria com Rádio Brasil para produzir o boletim Giro RMC

Por: Natália Bonatti
Fotos: Natália Bonatti e Paula Mariane

Os alunos da disciplina de Jornalismo Aplicado em Rádio, do sexto semestre da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, continuarão o trabalho das turmas anteriores na produção do boletim Giro RMC – Cidadania em 15 minutos, veiculado aos sábados pela Rádio Brasil Campinas.

O boletim, que tem seus conteúdos e edição produzidos pelos alunos, ingressa em seu quinto semestre, dentro do convênio estabelecido entra a universidade e a emissora. O Giro RMC está inserido no programa Panorama Regional, revista radiofônica que reúne as notícias mais importantes veiculadas pela Brasil durante semana. Esse convênio permite que os estudantes construam portfólio e experimentem a realidade da região e o contato real com a prática jornalística.

Na última quinta-feira, 10, os jornalistas Felipe Zangari, diretor executivo da Rádio Brasil, e Thiago Varella, seu diretor de conteúdo, visitaram a Faculdade de Jornalismo e mantiveram contato com a turma que continuará a produção dos boletins, a serem transmitidos a partir do sábado, dia 26 de agosto, às 9h30.

Durante o encontro, Zangari e Varella abordaram questões técnicas da produção de conteúdo para rádio, além de ressaltar como a iniciativa foi bem recebida pelos ouvintes da programação. O Giro RMC – Cidadania em 15 minutos traz a premissa de atuar no campo das políticas públicas, levantando pautas e construindo reportagens e entrevistas sobre temas de interessa da comunidade regional.
De acordo com Zangari, a parceria entre Rádio e Universidade, que também cria vagas de estágio na emissora, nas áreas de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, traz a imagem positiva da PUC-Campinas para a emissora. Além disso, dá oportunidade aos futuros profissionais de jornalismo. “Oferecer para nossa região um conteúdo sendo produzido por gente nova”, afirma. “Os conteúdos do Giro RMC trazem reportagens e entrevistas interessantes no campo das políticas públicas e fazem diferença na vida das pessoas da região”, ressalta.
Para Varella, a parceria apresenta um material diferente do que é feito no dia a dia. “Um material voltado para políticas públicas. Penso que a gente faz isso na nossa programação, mas esse olhar do estudante, tanto pela juventude quanto pela vontade de experimentar, faz diferença no final do Giro RMC, destaca”.

O professor Luiz Roberto Saviani Rey, orientador da disciplina, considera o convênio entre a Rádio Brasil e a Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas de extrema relevância para oportunidade de aproveitamento da produção de estudantes em fase de profissionalização, para fins de real aproximação com o público ouvinte. “A relação disciplina-emissora constitui um diálogo profissional dos mais valiosos e impõe maior preparo, gravidade e compromisso por parte dos alunos”, afirma. “Traz uma vertente de realidade, de contato dos aprendizes com fatos relevantes da Região Metropolitana de Campinas, proporcionando um aprendizado compatível com a prática em redações jornalísticas de todas as plataformas, uma vez que a produção do boletim envolve elementos de convergência de mídias”, completa.
Para conferir as novas edições do Giro RMC a partir de sábado, dia 26, acesse www.brasilcampinas.com.br ou acompanhe pelo AM 1270, às 9h30 no Programa Panorama Regional.

Clique aqui e veja a notícia no Facebook.

Jornalismo PUC-Campinas parceria Rádio Brasil - Giro RMC 3

PUC-Campinas