IV Sustentare atrai mais de 6 mil participantes de diversos países

O evento da PUC-Campinas está entre os mais importantes do Brasil

O IV Sustentare (Seminários de Sustentabilidade da PUC-Campinas)  e o VII WIPIS (Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade e Gestão de Recursos Hídricos) bateram recorde de participantes e estão entre os mais importantes eventos acadêmicos do Brasil voltados à sustentabilidade. Foram mais de 6 mil participantes neste ano, com pesquisadores, acadêmicos e estudantes do todo o mundo.

Esse foi o terceiro evento científico realizado em colaboração entre PUC-Campinas, por meio do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS), a Escola de Engenharia da USP de São Carlos, por meio do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento, e a Agência das Bacias PCJ, por meio do Grupo de Trabalho Indicadores e Monitoramento da Câmara Técnica de Proteção e Conservação dos Recursos Naturais (CT-RN) e da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID).

Neste ano ainda foram realizadas todas as atividades de forma virtual, mas no próximo ano o evento deverá ser híbrido. No total foram 6053 inscritos, 569 autores, 142 avaliadores e 14 organizadores. Ocorreram palestras e mesas redondas com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais.

Entre as instituições de ensino e pesquisa participantes estiveram a University of Haifa in Israel, Chongqing University (China), Harvard University, Fundación Universitaria San Mateo (Colômbia), Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru), Universidad de Alicante (Espanha), Mackenzie, Fundación Universitaria Agraria de Colombia, Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco (Peru), Fundación Universitaria Agraria de Colombia, FIA Business School, Unicamp, Universidade Católica de Santos, Fundação Getúlio Vargas e Uninove.

Marcelo Andriotti
25 de novembro de 2022