Comunidade acadêmica em luto por morte de Intérprete de Libras da PUC-Campinas

Paula Michelle Pereira de Souza era formada em Pedagogia e fazia parte do ProAces (Programa de Acessibilidade) desde 2007

Faleceu nesta segunda-feira (05/04), após longa batalha contra a covid-19, a colaboradora Paula Michelle Pereira de Souza. Tinha 40 anos, completados no dia 06 de março, pouco antes de ser internada. Paula graduou-se em Pedagogia – Formação de Professores para a Educação Especial na PUC-Campinas em 2005, última turma em que essa habilitação foi ofertada. Durante sua formação já participou do CIAD, como estagiária, auxiliando aos sábados no ‘Futebol com os Surdos’.

Em 2007 ingressou no ProAces (Programa de Acessibilidade) da Universidade, convidada a atuar como intérprete de Libras para um acadêmico surdo. Nesse trabalho e no acompanhamento pedagógico de alunos com deficiências, participou de muitas trajetórias, ajudou a vencer desafios e vibrou com cada sonho que se fez realidade.

Foto: Ju Marrara

“Paula sempre dizia que ‘Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos’. Ela sonhava e partilhava sonhos. Realizou alguns e acompanhou inúmeros”, disse o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Me. Paulo Pozzebon. Era descrita pelos colegas como uma pessoa especial que amava e se preocupava com o próximo.

“Paula falava com todos, entendia e se fazia entender, também interpretava. Não importava se era por meio de desenhos, da Língua Brasileira de Sinais ou por um olhar. Sempre acolhia as pessoas e as ajudava a alcançar todo o potencial que cada uma traz dentro de si. Seus olhos viam mais do que podemos imaginar. Ela conseguia ver e nos fazer perceber que somos muito mais do que aparentamos. Obrigado por fazer parte da PUC-Campinas e por nos ensinar tanto. Sentiremos sua falta”, disse.

Marcelo Andriotti
5 de abril de 2021