
Inscrições para Curso em Gastronomia Profissional seguem até o dia 5 de agosto
As aulas acontecerão a partir do dia 12 do mesmo mês, todas às terças-feiras, das 19h às 22h30, no Hub Gastronômico
Você é apaixonado por gastronomia e quer transformar esse interesse em conhecimento prático e de qualidade? Então, descubra o sabor de uma nova carreira ou leve seu talento para outro nível com o Curso em Gastronomia Profissional da PUC-Campinas.

A cozinha internacional terá lugar de destaque durante o curso com a ministração de técnicas, histórias, sabores e receitas autênticas das culinárias espanhola, francesa, italiana e mediterrânea em geral. Na foto, um risoto, prato típico da culinária da Velha Bota.
As inscrições (que podem ser realizadas clicando aqui) seguem até o próximo dia 5 de agosto e não é necessário realizar nenhum tipo de prova para participar. Os encontros acontecerão entre os dias 12 de agosto deste ano e 16 de junho do ano que vem, perfazendo um total de 142 horas/aula, todas às terças-feiras, das 19h às 22h30, no Hub Gastronômico.
Ideal para quem deseja atuar profissionalmente, abrir o próprio negócio ou simplesmente explorar a arte de cozinhar como hobby, a formação contará com aulas que oferecerão uma jornada completa e prática no universo da cozinha nacional e internacional. Durante elas será possível aprender com chefs experientes, desenvolver habilidades técnicas e mergulhar no preparo de receitas autênticas com ingredientes selecionados.
Durante o curso serão ministrados métodos básicos e avançados de preparo de alimentos e explorados diferentes tipos de culinária (com foco em ingredientes, combinações e alimentação saudável). Além disso, serão estimuladas a criatividade e a inovação na criação de novos pratos.
Conteúdo programático
O conteúdo programático prevê, por exemplo, o aprendizado em habilidades básicas e garde manger (do francês, “guarda-comida” e refere-se a área da cozinha responsável pela preparação de pratos frios, dentre os quais, saladas, patês, terrinas, frios, queijos e outros itens de charcutaria). Serão ensinados cortes, técnicas de cocção, molhos, caldos, sopas, cereais, grãos, farinhas, saladas, vinagres, ervas e especiarias.
Além disso, serão ministradas aulas sobre a identificação, cuidados, cortes e preparos diversos de carnes, aves, peixes e frutos do mar e de itens de confeitaria (tortas, pâte à choux, massa folhada, bolos, cremes, merengues, chocolate e sobremesas variadas) e de panificação (farinhas, fermentos, técnicas de fermentação, pães clássicos e massas).

A cozinha brasileira terá grande destaque durante o curso, onde será ensinado o preparo de pratos e ingredientes típicos das cinco regiões de nosso país, com a devida explicação de seu contexto histórico e cultural. Na foto, um típico bolo de fubá, cuja origem remonta ao período colonial.
A cozinha brasileira terá grande destaque durante o curso, onde será ensinado o preparo de pratos e ingredientes típicos das cinco regiões de nosso país, com a devida explicação de seu contexto histórico e cultural. A cozinha internacional também terá lugar com a ministração de técnicas, histórias, sabores e receitas autênticas das culinárias espanhola, francesa, italiana e mediterrânea em geral, bem como das cozinhas oriental e peruana. Na aula final, os estudantes desenvolverão um prato autoral sem o uso de fichas técnicas (documentos fundamentais que detalham cada receita, desde os ingredientes e suas quantidades até o modo de preparo e custos).
Corpo docente
O corpo docente do curso é composto pelos seguintes professores: a coordenadora Maria Angela Severino, especialista em Organização de Eventos; Fabiano Suzuki, especialista em Empreendedorismo e Práticas Gastronômicas; Henrique Mourão Meciano; especialista em Gestão Empresarial; e Thiago Martins dos Santos, especialista em Confeitaria e Panificação e mestre em Hospitalidade. Todos são docentes do curso de Gastronomia da PUC-Campinas.
Pagamento e comodidades
O pagamento poderá será realizado no cartão de crédito, em até doze parcelas de R$960 (sem juros), ou no boleto bancário, à vista ou em até doze parcelas de R$960 (sem juros). O estudante deverá contar com frequência mínima de 75% em cada módulo e participação obrigatória em um jantar de encerramento com convidados em caráter de avaliação prática final. Todos os ingredientes serão fornecidos pela PUC-Campinas, bem como os utensílios gerais. Além disso, a fim de melhor atender ao estudante, o local conta com estacionamento e serviços de segurança oferecidos pela Universidade.
Escolha ideal
De acordo com a coordenadora do curso, a professora Maria Angela Severino, este é a escolha ideal para quem deseja mergulhar de forma prática, imersiva e inspiradora no mundo da alta gastronomia. “Durante o processo de formação, os estudantes poderão aprender desde as técnicas clássicas da gastronomia francesa e italiana até os sabores autênticos de diversas cozinhas do mundo, com foco total na prática, no desenvolvimento de suas habilidades culinárias e na vivência real da cozinha profissional”, comenta.
- As aulas práticas do curso acontecerão no Hub Gastronômico…
- …um local que conta com equipamentos de última geração e seis bancadas…
- …e é inspirado nos melhores centros gastronômicos europeus.
Ela diz ainda que “seja para empreender no ramo gastronômico ou simplesmente para aperfeiçoar a paixão por cozinhar, o curso oferece uma formação sólida, criativa e acessível, com receitas autênticas, ingredientes especiais e técnicas consagradas. As aulas foram desenvolvidas para atender um público que é apaixonado por culinária; busca qualidade de ensino, estrutura de excelência e flexibilidade na rotina; gosta de cozinhar; e deseja se aprofundar na arte da gastronomia com a orientação profissional de chefs experientes e reconhecidos, em aulas práticas, dinâmicas e inspiradoras”.
Para garantir uma experiência completa e profissional desde o primeiro dia de aula, a professora lembra ainda que todos os utensílios, equipamentos e ingredientes utilizados nas aulas serão totalmente fornecidos pela PUC-Campinas. “O aluno ou aluna precisará trazer apenas o seu kit pessoal de chef, que inclui facas e utensílios essenciais para o manuseio individual durante os encontros. Esse kit, indispensável para o uso contínuo e higiênico ao longo do curso, será divulgado mais adiante pela coordenação. A estrutura, os ingredientes de alta qualidade e o ambiente profissional ficam por nossa conta”, esclarece.
Por fim, como já mencionado, haverá um jantar de conclusão com convidados especiais, onde os estudantes poderão aplicar tudo o que aprenderam ao longo do curso. Ela diz que a noite é mais do que uma celebração, sendo “uma verdadeira prova de fogo e de talento, que marca o encerramento da jornada com sabor, criatividade e emoção. Os participantes planejam, preparam e executam um jantar completo, sob a orientação dos chefs, colocando em prática técnicas, sabores e experiências adquiridas durante as aulas. É o momento de brilhar na cozinha, receber elogios, encantar os paladares e mostrar aos amigos e familiares o quanto evoluíram. Mais do que uma avaliação, o evento é a consagração de um ciclo vivido com paixão, dedicação e excelência, sendo a finalização de um percurso incrível com uma noite memorável”.