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Inovação na Graduação

Palestra aborda a criação de uma cultura inovadora na Universidade

A inovação é algo cada vez mais buscado e comentado na sociedade atual, no entanto, na academia, o conceito ganha novo sentido, sai da simples transferência tecnológica para a transmissão de saberes para ir ao contexto metodológico.

Durante palestra ministrada pelo Reitor do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Fábio do Prado, nesta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas, foram apresentados diversos casos e estudos no sentido de se pensar sobre a criação de uma cultura inovadora na Graduação.

“Se queremos que nossos alunos pensem em uma Universidade inovadora, eles têm que assumir essa postura, e nós temos a grande oportunidade de trazer para dentro da instituição problemas reais que, para serem resolvidos, demandarão dos alunos muita criatividade”, destacou o Prof. Dr. Fábio do Prado.

O Reitor do Centro Universitário FEI falou sobre a reconfiguração do trabalho no futuro, o que proporciona aos docentes o exercício de se pensar na formação dos alunos que precisarão atender a essas novas demandas, no sentido de estimular as habilidades e competências que serão necessárias no contexto da revolução digital.

“Precisamos aplicar a metodologia, utilizando os meios adequados por meio de processos pedagógicos para a cultura inovadora. Não se consegue, por exemplo, planejar gerações futuras sem se perguntar como estarei daqui a 20 anos, e essa é uma pergunta que a instituição e os alunos devem fazer para se extrair as megatendências que deverão ser trabalhadas”, detalhou.

Ao se definir as megatendências, seja da instituição, seja dos alunos, isso se torna um norte e estimula os estudantes para que pensem no futuro. “Dessa forma, eles conseguem encontrar soluções mais adequadas e também passam a se sentir inseridos nesse contexto”, complementou Prado.

Mas esse exercício para uma cultura de inovação não é fácil, necessita de uma mudança de pensamento. “A mudança no mindset deve ser feita com transparência, com metas claras, para que se saiba quais são os resultados-chave que se quer entregar, e uma vez capacitados, tanto alunos, como professores, gestores ou funcionários conseguem alcançar essa transformação”, reforçou.

O Prof. Dr. Gustavo Henrique Bolognesi Donato, Líder do Programa de Inovação do Centro Universitário FEI, apresentou o Projeto de Inovação da FEI como cultura transversal institucional, focada em uma agenda de futuro, que vai nortear a curricularização e as ações discentes, que são transformadas em estratégias de ensino-aprendizagem.

“É importante entender que a relação entre professores e alunos deve ser de troca e não de entrega. A agenda para o futuro está permeada pelo lifelong learning, em que o estudo, trabalho e lazer devem caminhar paralelamente e em equilíbrio”, afirmou.

Todos em uma instituição de ensino são engrenagens de um grande processo de transformação, por isso, devem ter seu papel muito claro dentro da instituição e estar alinhados para que possam seguir os passos da inovação, desde a sua problematização, até o momento de tornar a solução real.



Silvia Perez de Freitas
7 de fevereiro de 2019