A Pesquisa da PUC-Campinas confirma expansão de déficit comercial na RMC

O Boletim Econômico da PUC-Campinas, com os dados parciais sobre Comércio Exterior confirma a expansão do déficit comercial na Região Metropolitana de Campinas (RMC) no ano de 2007. De acordo com a pesquisa, realizada pelo professor Adauto Roberto Ribeiro, do Centro de Economia e Administração (CEA) da Universidade, de janeiro a outubro deste ano, a RMC importou 7 bilhões de dólares e exportou 4,8 bilhões de dólares. Um crescimento nas importações da ordem de 21,1%, enquanto as exportações tiveram um aumento de apenas 4,4%, em relação ao mesmo período do ano passado.

A cidade de Campinas acompanhou a tendência da RMC. As exportações do município diminuíram em 12,1% e as importações aumentaram em 10,7%. Os bens de consumo foram os maiores responsáveis pela crescimento das importações, com uma expansão da ordem de 40,9%. E, as importações do segmento de bens duráveis tiveram um crescimento de 207,7%. Ainda de acordo com a pesquisa, a Ásia continua sendo, predominantemente, a origem dos bens importados pela RMC, com 51,4% de participação. Já os países da Associação Latino-Americana de Integração composta por Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, México e Cuba (Aladi) continuam sendo os principais destinos das exportações do Brasil, sendo responsáveis por 60,5% do total da RMC.

Esses dados constam da pesquisa sobre Comércio Exterior da RMC realizada pelo Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas e que integra o Boletim Econômico da PUC-Campinas. A íntegra da pesquisa realizada pelo professor pode ser consultada no Portal PUC-Campinas – www.puc-campinas.edu.br/impensa, no link no Boletim Econômico. A pesquisa ainda indica que o município de Campinas, especificamente, passou de um superávit comercial com o exterior de 47,3 milhões de dólares para um déficit de 227,2 milhões de dólares, comparando janeiro a outubro de 2007 com o mesmo período de 2006.

A pesquisa de comércio exterior tem como objetivo caracterizar e acompanhar de maneira sistemática a evolução e as transformações no fluxo de comércio exterior da (RMC) e do município de Campinas, utilizando os dados coletados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC).

11 de dezembro de 2007