I SIMPÓSIO DE ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS  – “OLHARES OUTROS, PLURALIDADES POSSÍVEIS”

A Faculdade de Letras da PUC-Campinas promove no dia 12/8, das 8h30 às 16h, o I Simpósio de Ensino de Línguas e Literaturas, no Campus I da Universidade.

Para a Diretora da Faculdade de Letras da PUC-Campinas, Profa. Dra. Maria de Fátima Silva Amarante, “o Simpósio tem como intuito viabilizar e expandir discussões acerca das questões relevantes para a formação inicial e continuada de alunos e professores das áreas de Línguas e Literaturas, de línguas portuguesa e inglesa”.

O evento contará com palestras no período matutino e oficinas práticas à tarde. A conferência de abertura será no Auditório Dom Gilberto, às 9h30, com o tema “Multiculturalismo ou Interculturalidade? Currículo, cultura e o ensino de línguas”, ministrada pela Profa. Dra. Terezinha de Jesus Machado Maher (IEL-Unicamp) com mediação da Profa. Dra. Maria de Fátima Silva Amarante (PUC-Campinas). Logo em seguida, às 11h30, a programação contempla duas palestras simultâneas, “Tech it in or Tech it out?”, conduzida pela Profa. Ma. Margareth Perucci (PUC-Campinas), na sala 800 – prédio H02, e “Norma e variação na história do Português Brasileiro: reflexos na escola”, ministrada pelo Prof. Dr. Emílio Gozze Pagotto (IEL – Unicamp), na sala 900 – prédio H02.

No período diurno, das 14h às 16h, acontecerão seis Oficinas práticas em salas diversas do prédio H05, conforme abaixo:

• “Questões de escrita: entre a teoria e a prática” (Sala 833) – Responsável: Profa. Fabiana Bigaton Tonin (IFSP)
  • “Ensino de literatura e interdisciplinaridade” (Sala 833A) – Responsável: Profa.  Michelle Sauan Marques Zanella  (Rede Estadual de Ensino – SP)
  • “Poesia animada” (Sala 836) – Responsáveis: Profa. Dra. Ângela Maria G. da Costa (Rede Estadual de Ensino – SP) e Profa. Débora de Moraes Sabino (Rede Estadual de Ensino – SP)
  • “Using the Web as a Source of Authenticity in EFL Classrooms” (Sala 834) – Responsável: Prof. Me. Aaron Royer (PUC-Campinas)
  • “Teaching English with mobile techno help” (Sala 835) – Responsável: Profa. Karina Aparecida Vicentin (PUC-Campinas)
  • “Professor de inglês na escola pública: possibilidades e desafios” – Responsável: Lídia Maria Batista Bomfim (Rede Estadual de Ensino – SP)

I SIMPÓSIO DE ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS

Local: Campus I – PUC-Campinas