Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Hub Gastronômico da PUC-Campinas sedia final de concurso “Tá Combinado” da EPTV

Estrutura do curso de Gastronomia foi utilizada para que os pratos fossem preparados. Ariel Mathias Menino, de Cosmópolis (SP), foi o vencedor do concurso

O Hub Gastronômico da PUC-Campinas, onde funciona o Curso de Gastronomia da Universidade, foi o palco da grande final do concurso “Tá Combinado”, da EPTV. O maior reality de gastronomia do interior do estado foi realizado nas cozinhas utilizadas pelos estudantes, durante a manhã de sábado (27), para definir o melhor prato da edição.

Pratos tiveram três horas para serem preparados

Ao todo, foram 100 inscritos, que passaram por um processo de seleção de cinco semanas para a disputa do prêmio principal. No último sábado, a emissora montou a estrutura para transmitir a grande final, com suporte da PUC-Campinas. Os finalistas tiveram três horas para preparar os pratos, com o tema bacalhau.

“Não é tão fácil cozinhar um bom bacalhau. Um dos principais cuidados é respeitar o tempo de cocção. Se nós deixarmos muito tempo esse bacalhau cozinhando, ele pode ficar muito seco, quebradiço e perder a característica de soltar em lascas, de ficar super saboroso”, explica o chef e professor do Curso de Gastronomia da PUC-Campinas, Henrique Mecciano, que foi um dos três jurados do concurso. Ele teve a companhia de Matheus Farah, chef especialista da empresa Macom, parceira da Universidade, além da influencer Amanda Souza. “Sabor é o principal. A apresentação também é muito importante, a forma como os candidatos trabalham, o método de cocção, trabalhar o ponto do peixe e a criatividade também conta muito”, reforçou Matheus Farah.

Matheus Farah, Andreia Pimentel e Henrique Mecciano

Eles analisaram a combinação do prato, o sabor, a apresentação e a originalidade, além de levar em conta o tempo da entrega no prazo correto.

Entre os candidatos que concorriam ao melhor prato estavam Ricardo Cintra Coelho Filho, de Franca (SP), Anastasia Nazarova, de Rio Claro (SP), Leia Nagayoshi, de Campinas (SP), Diego Crisostomo Buonafina, de Paulínia (SP) e Ariel Mathias Menino, de Cosmópolis (SP).

Ariel Mathias Menino foi o grande vencedor

Depois de horas de preparo sob os olhares dos chefs, os jurados escolheram o prato de Ariel Mathias Menino, de Cosmópolis (SP), como o grande vencedor. O anúncio do resultado final foi feito pelas jornalistas Nicolle Januzzi e Roberta Campos ao vivo no programa Terra da Gente. “Foi um prato que eu criei para o concurso. Eu estava fazendo outros testes, e, a partir do erro de um, esse surgiu. Quis trazer bastante técnica, sabor e aroma, e acho que consegui agradando todos os técnicos”, relembra o ganhador do concurso, que utilizou o pimentão, um acompanhamento comum em pratos de bacalhau, de forma inovadora, preparando tudo do zero ao longo da manhã.

O vencedor levou um vale-compras no valor de R$ 12 mil no supermercado Savegnago. Os demais finalistas levaram prêmios no valor de R$ 1,5 mil cada, também em compras.

“O projeto começou há três anos e a ideia era fazer um concurso gastronômico que trouxesse a pessoa para a votação e também oferecesse um prêmio de um ano de supermercado grátis. As pessoas mandam as fotos dos pratos e tivemos mais de 1700 interessados. A partir daí, temos a seleção e os cinco escolhidos que chegam para essa disputa final”, comenta Gabriela Aguilar, analista de Marketing da EPTV.

A iniciativa é mais uma realidade que chega por meio da estrutura criada na PUC-Campinas para a gastronomia. “Nós começamos com tudo! A ideia é que o hub também abra oportunidades para parceiros. O objetivo é que os profissionais e as pessoas de casa conheçam a nossa estrutura, que é única na região”, explica a coordenadora da Gastronomia na Universidade, Andreia Pimentel.

Cursos rápidos no segundo semestre

Após o concurso, uma boa notícia: o Hub Gastronômico da PUC-Campinas irá oferecer cursos rápidos de diferentes tipos de pratos já no segundo semestre. “São oito cursos rápidos para o segundo semestre. Teremos: risoto, comida italiana, pães naturais. É para trazer essas pessoas que amam gastronomia e querem aprender os pratos com ótimos profissionais para depois fazer em casa”, adianta Andreia Pimentel. Em breve, os cursos estarão disponíveis para inscrição.

Confira mais detalhes na matéria abaixo:

 

 



Carlos Giacomeli
29 de maio de 2023