Hospital PUC-Campinas prepara live e homenagens para celebrar Dia Internacional da Enfermagem

Iniciativas visam enaltecer trabalho dos enfermeiros, que integram conjunto de profissionais da linha de frente contra a covid-19. Live ocorre às 12h

*Obs: foto tirada antes da pandemia.

O Hospital PUC-Campinas realiza nesta quarta-feira, 12 de maio, uma série de homenagens para celebrar o Dia Internacional da Enfermagem. Uma live com o tema “Enfermagem: o mundo e o novo normal” será exibida às 12h, gratuitamente, pelo Facebook. Na ocasião, será mencionado também o Dia do Profissional da Saúde, comemorado na mesma data.

A transmissão, que tem o apoio da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente, visa discutir a profissão no contexto da pandemia. Juntamente aos demais profissionais da saúde, os trabalhadores da área vêm demonstrando importância crucial na linha de frente contra a Covid-19, atuando na prevenção, orientação e reabilitação dos pacientes.

“Há mais de um ano vivenciamos um cenário de pandemia, cujas consequências aceleraram um processo de adaptação e reinvenção dos profissionais. Vamos discutir, nesse encontro, as novas formas de atuação, as perspectivas e os desafios do profissional de enfermagem nesse contexto da pandemia e no período pós-pandêmico”, diz Ana Luiza Ferreira, diretora de enfermagem do Hospital PUC-Campinas.

Ela reforça, ainda, que os esforços dos profissionais ajudaram a reduzir a mortalidade e o tempo de internação dos pacientes. “São guerreiros. Qualquer adjetivo é pequeno para ilustrar quanto essa equipe batalha para promover assistência. Esse trabalho reflete diretamente na qualidade promovida ao paciente. Foram mais de 6 mil vidas recuperadas da covid-19”, complementa Ana, referindo-se à atuação dos enfermeiros do Hospital da PUC-Campinas.

Além da live, as homenagens incluem a entrega de bombons e cartões de agradecimentos para cerca de 2,4 mil colaboradores. Haverá também, às 18h, a realização de um Terço Luminoso, em frente ao Ambulatório de Especialidades, com a presença do Dom João Inácio Muller, Arcebispo Metropolitano de Campinas. “Vamos externar o pedido de ajuda por meio da fé, e nos solidarizar aos que estão sofrendo nesse momento”, destaca o Grão-Chanceler da PUC-Campinas.

Serviço:

Live“Enfermagem: o mundo e o novo normal”

Dia: 12/05/21 (quarta-feira)

Local: Facebook do Hospital PUC-Campinas (clique aqui)

Participação: gratuita

Faculdade de Enfermagem da PUC-Campinas

Com quase meio século de tradição, o Curso de Graduação em Enfermagem da PUC-Campinas, cujas práticas clínicas e cujos estágios são iniciados no 4º semestre, visa oferecer condições para que os alunos atuem com qualidade em hospitais, centros de saúde, ambulatórios, indústrias, instituições asilares e escolas de nível médio e superior, e também em iniciativas de empreendedorismo, como serviços de atenção domiciliar, clínicas de estética e clínicas de vacinação.

“As aulas práticas e estágios são realizados no Hospital Universitário da PUC-Campinas nas unidades de internação e de terapia intensiva, em ambulatórios de especialidades próprios, centro de atenção psicossocial e unidades básicas de saúde do município de Campinas. A Universidade dispõe também de Programa de Educação Tutorial (PET), sendo a única Instituição não pública a ofertar o programa, e de bolsas remuneradas em várias disciplinas do Curso, desenvolvendo no aluno capacidade para o exercício da docência, ampliando seu conhecimento teóricoprático na área, e contribuindo para sua autonomia intelectual e amadurecimento acadêmico”, diz a Profa. Me. Maria Aparecida Gamper, diretora da Faculdade de Enfermagem.

Durante a pandemia, os estudantes têm atuado em diferentes dimensões, desde a reflexão junto ao corpo docente até iniciativas práticas, como o apoio à campanha de vacinação da PM para preservar a integridade física dos policiais, que não podem interromper suas atividades neste período de crise.

Vinícius Purgato
10 de maio de 2021