Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

A residência é uma especialização com objetivo de capacitar profissionais da área médica e da saúde

A partir deste mês, 91 profissionais iniciam suas atividades no Programa de Residência do Hospital e Maternidade Celso Pierro, o Hospital da PUC-Campinas. São 60 médicos e 31 profissionais de outras áreas da saúde como: odontologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, farmácia, terapia ocupacional e assistência social. Ao todo, são oferecidas 34 especialidades no Programa de Residência Médica e 22 especialidades no Programa da Área da Saúde.

O Programa de Residência objetiva aprimorar o conhecimento adquirido durante a graduação, pois permite que o profissional atue no campo da pesquisa de maneira multidisciplinar.

Cerca de 800 profissionais participaram do processo seletivo realizado no mês de novembro do ano passado. O médico Nilton Rocha da Silva Júnior foi um dos aprovados e veio de Belém (PA) para fazer residência médica especializada em neurocirurgia. “Como existem pouquíssimos programas com esta especialidade, integrar uma equipe multidisciplinar como a do Hospital da PUC-Campinas é um privilégio. É uma oportunidade de aprender mais e atuar com mais segurança”, comentou o residente.

O Programa de Residência Médica existe no Hospital da PUC-Campinas desde 1987. O Programa de Residência para profissionais de Enfermagem surgiu em 2006 e, desde 2007, para os outros profissionais da saúde e Serviço Social. Ao todo, já são mais de 1300 especialistas formados – e muitos retornam: 80% dos cerca de 300 profissionais que fazem parte do corpo clínico do Hospital foram residentes da própria entidade.

A cerimônia de acolhida dos residentes do Hospital da PUC-Campinas foi realizada, ontem (26/1), nas dependências do Campus II, da PUC-Campinas.



Portal Puc-Campinas
27 de janeiro de 2011