O Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP), da PUC-Campinas, realiza de 30 de janeiro a 1º de fevereiro um programa de recepção e acolhimento aos 87 novos residentes das áreas Médica, Enfermagem, Buco-Maxilo, Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Farmácia Hospitalar, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Os novos residentes, selecionados em concurso recente, farão especialização em suas respectivas áreas por períodos de um a cinco anos.

As atividades programadas ocorrerão nas instalações do Hospital e no Auditório Monsenhor Salim, localizados no Campus II – Avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama –, onde também se encontram as faculdades da área de saúde da PUC-Campinas.

Nos dois primeiros dias profissionais do Hospital e professores apresentarão os fluxos hospitalares, direitos e deveres dos residentes, normas de segurança do trabalho, além de noções de atendimento humanizado e auditoria médica e na área da saúde. Todos os residentes receberão os equipamentos de proteção individual (EPIs).

A programação será encerrada com solenidade no dia 1º de fevereiro, às 8h30, no Auditório Monsenhor Salim, com a presença do superintendente do Hospital, Antônio Celso de Moraes, do arcebispo metropolitano de Campinas e grão-chanceler da PUC-Campinas, dom Bruno Gamberini e do reitor padre Wilson Denadai. Em seguida, os novos residentes iniciarão suas atividades no Celso Pierro.

Novas especialidades

Este ano foram oferecidos 34 programas de Residência Médica, todos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), e 12 programas de Enfermagem. Na Residência Médica foram criados quatro novos programas: Cirurgia da Mão, Coloproctologia, Medicina Intensiva, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e 3º ano opcional em Cirurgia Geral. E na Residência em Enfermagem, cinco: Oncologia, Centro de Material e Esterilização, Ortopedia, Cardiologia e Videoendoscopia Digestiva Alta e Baixa, além do aumento de duas vagas para Urgência e Emergência e Clínica Médico/Cirúrgico.

O Hospital da PUC-Campinas também lançou em 2007 o Concurso de Residência na Área da Saúde com as especialidades: Farmácia Hospitalar, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Buco-Maxilo, Psicologia e Terapia Ocupacional. As novas especialidades ofereceram um total de 12 vagas.

Serviços

Os concursos de Residência do Hospital e Maternidade Celso Pierro são abertos a formados de outras instituições de ensino superior. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails coreme@hmcp.puc-campinas.edu.br e corenf@hmcp.puc-campinas.edu.br; e pelo telefone (19) 3729-8518, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

29 de janeiro de 2007