O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas realizou no dia 9 de setembro, uma nova técnica cirúrgica para o tratamento contra o ronco e a síndrome da apneia do sono, a Faringoplastia Lateral, desenvolvida pelo médico Michel Cahali da USP. “A nova técnica abre as vias aéreas, impedindo o fechamento da garganta e a não entrada do oxigênio no pulmão”, explica o responsável pelo Ambulatório de Ronco e Apneia do Sono do Hospital e Maternidade Celso Pierro, Bruno Duarte.

Segundo Duarte com as técnicas convencionais, muitas vezes, o paciente não chega o que é considerado normal, ter menos que cinco paradas respiratórias por hora, durante a noite. “A Faringoplastia Lateral, comprovadamente, faz com que o paciente volte à normalidade na grande maioria dos casos”, completa.

Duarte ressalta, ainda, que o paciente que passou pelo novo tratamento cirúrgico, na última terça-feira, tinha uma apneia severa, ou seja, a cada hora de sono ele tinha 50 paradas respiratórias de no mínimo 10 segundos cada uma. Isso poderia levá-lo a parada cardíaca, além da má qualidade do sono.

“Essa nova técnica já está sendo implantada na Europa e nos Estados Unidos. O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, implantará, ainda esse ano, a nova técnica para os pacientes do convênio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma Duarte.

15 de setembro de 2008