O Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP) da PUC-Campinas receberá amanhã, 25 de outubro, às 8h, a auditoria da Comissão Nacional do Prêmio Professor Fernando Figueira da Secretaria de Saúde de São Paulo. O Prêmio Professor Fernando Figueira criado em 2004 é destinado ao reconhecimento dos estabelecimentos hospitalares de saúde integrante da rede do Sistema Único de Saúde, com destaque na humanização do atendimento pediátrico e incentivo ao aleitamento materno. O prêmio contempla cinco estabelecimentos, sendo um de cada macrorregião do país e possui duas etapas. O Celso Pierro já passou pela primeira que foi a avaliação do material encaminhado e a outra é a auditoria.

Segundo a diretora de Enfermagem do HMCP, Geowanna Aparecida Higino Silva Santos o hospital garante o atendimento à criança desde 1979 e se preocupa com uma assistência qualificada e adequada em consonância com as teorias e políticas públicas. Tem iniciativas e mudanças que vão ao encontro das necessidades físicas, psíquicas e sociais das crianças e familiares. “A política de humanização está articulada a de aleitamento materno, que contempla como prioridade a aquisição do selo de Hospital Amigo da Criança. O HMCP possui também uma Comissão Permanente de Incentivo ao Aleitamento Materno que é composta por profissionais do Celso Pierro e das faculdades do Centro de Ciências da Vida da PUC-Campinas, que desenvolvem ações contínuas de capacitações como jornadas e seminários”, explica Geowanna

Serviços

A Comissão Permanente de Incentivo e Promoção do Aleitamento Materno da PUC-Campinas reúne profissionais do Hospital Celso Pierro e professores dos cursos de saúde da Universidade: Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

O Hospital possui uma equipe multidisciplinar na Maternidade, que oferece todos os cuidados imprescindíveis às gestantes e aos recém-nascidos, tais como encaminhamento médico pré-natal e visitas às instalações para que as futuras mães tenham mais confiança acerca das condições nas quais darão a luz. As visitas acontecem aos sábados, das 14h às 16h e devem ser agendadas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (19) 3729-8487.

Durante os trabalhos de parto, os pais podem acompanhar todos os procedimentos, para maior seguranças às mães. No alojamento pós-parto, as mães e os bebês ficam juntos, do nascimento até a alta hospitalar. Ainda nesta fase, as mães têm direito a acompanhantes do sexo feminino durante 24 horas.

Na Maternidade, os recém-nascidos já recebem as primeiras doses da vacina Hepatite B e fazem todos os exames necessários: de pezinho, EOA (da orelhinha) e de reflexo vermelho (por meio do qual é verificado se o bebê possui visão normal). Há um cartório de registro no próprio hospital, no qual os pais podem providenciar as certidões de nascimento dos bebês sem deixar as instalações. Também são oferecidas consultas pediátricas de acompanhamento após a alta hospitalar.

Portal Puc-Campinas
24 de outubro de 2006