O Hospital da PUC-Campinas, participa nos dias 22 e 23 de maio, das 10h às 20h, no Shopping D. Pedro, da Campanha Brasil Contra o Glaucoma. O evento é alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, 26 de maio. O objetivo da equipe de oftalmologistas é atender pessoas acima de 45 anos, que poderão se submeter gratuitamente a exames de tonometria (medida da pressão intra-ocular) e fundoscopia (avaliação do fundo de olho). Aquelas que apresentarem alterações mais acentuadas deverão se submeter a exames complementares, como campo visual, curva tensional e outros. A expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas sejam atendidas nos dias dias na Campanha. Os atendimentos ocorrerão na Entrada das Pedras do Parque Dom Pedro Shopping (Avenida Guilherme Campos, nº 500, Jardim Santa Genebra – Km 137 da Rod. D. Pedro I).

Mais informações

Esta iniciativa é de responsabilidade da Sociedade Brasileira de Glaucoma e do Laboratório Alcon com a participação dos oftalmologistas do Hospital da PUC-Campinas, HC da Unicamp, Clinica dos Oculistas Raskin e Instituto Penido Burnier e, conta ainda com o apoio do Shopping D. Pedro.

O glaucoma é uma doença que progride lentamente sem que a pessoa note a perda gradual da visão causada principalmente por aumento da pressão dentro do olho, ou seja, pressão intra-ocular (PIO), que danifica o nervo óptico, podendo levar à cegueira. Segundo dados do Ministério da Saúde, 900 mil brasileiros, principalmente com idade acima de 40 anos, são portadores da doença.

De acordo com o chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital, Robson dos Santos, a causa do glaucoma é desconhecida. Mas são conhecidos os fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença. “Infelizmente a doença progride lentamente sem que o paciente note a perda gradual da visão periférica”, diz Santos.

A doença não tem cura, porém a detecção e o tratamento precoce podem retardar seu progresso e prevenir a cegueira. Por isso, é importante submeter-se periodicamente a exames oculares com médicos oftalmologistas.

Tipos de glaucoma
Segundo o médico Robson dos Santos, há seis tipos de glaucoma:

· Crônico de ângulo aberto – que atinge 80% dos casos e não apresenta sintomas no início.

· Agudo – que o olho da pessoa aparenta normalidade, porém sofre aumento grande e repentino da pressão intra-ocular, causando dor intensa.

· Ângulo fechado – considerado caso de emergência clínica que aumenta subitamente a pressão ocular e pode levar a cegueira em apenas um ou dois dias.

· Glaucoma de pressão normal – que não apresenta o aumento da pressão intra-oular e também pode levar a cegueira.

· Secundário – decorrente de outras doenças.

· Congênito – que atinge 1 a cada 15 mil bebês durante a gestação. Para este caso o tratamento sugerido é a cirurgia e se realizada precocemente pode apresentar bons resultados.

Perfil de pessoas com maiores riscos
Este é o perfil das pessoas que apresentam maiores riscos de desenvolver a doença:

· Acima de 40 anos;

· Histórico familiar da doença;

· Afrodescendentes;

· Portadoras de diabetes;

· Miopia em alto grau;

· Vítimas de trauma ocular prévio;

– Usam regularmente ou por longo prazo medicamentos com cortisona.

Serviço
O Serviço de Oftalmologia do Hospital da PUC-Campinas é composto por uma equipe de 11 oftalmologistas, sendo 7 médicos do serviço e 4 voluntários especializados em glaucoma, retina, segmento anterior, catarata, córnea, estrabismo, lente de contato, vias lacrimais, cirurgia plástica e reparadora das pálpebras. Também conta com 9 residentes, 4 enfermeiras e 2 escriturárias. No serviço são realizadas cirurgias de todas as especialidades da oftalmologia (glaucoma, retina, catarata, estrabismo, transplante de córnea, vias lacrimais e outras).

21 de maio de 2007