O Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, realiza em agosto a terceira edição do Curso para Gestantes. As inscrições podem ser feitas de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, pelo telefone (19) 3729-8487. O curso é gratuito. Além das gestantes inscritas, também poderão participar das aulas os futuros pais ou acompanhantes.

As aulas ocorrerão nos dias 2, 9, 16 e 23 de agosto, em quatro módulos, sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h, no próprio anfiteatro do hospital. As instalações do Celso Pierro ficam no Campus II da Universidade (avenida John Boyd Dunlop, s/nº, Jardim Ipaussurama), onde também estão localizadas as nove faculdades da área de saúde da PUC-Campinas.

As aulas serão oferecidas por uma equipe multiprofissional formada por médicos pediatras, nutricionistas, psicólogas, enfermeiras e assistentes sociais. O conteúdo do curso é dividido em quatro módulos.

No primeiro módulo, as futuras mães recebem instruções sobre como se desenvolve o bebê, sobre os cuidados essenciais durante a gestação, sinais e sintomas do trabalho de parto, tipos de parto e seus respectivos procedimentos. No segundo módulo, a aula é sobre os aspectos psicológicos na gestação e as leis trabalhistas de amparo às gestantes.

A aula do terceiro módulo aborda a nutrição e a importância do cuidado dentário durante a gestação. A importância do aleitamento materno e os cuidados com o recém-nascido serão os assuntos focados na aula do último módulo. Cada gestante receberá certificado e apostila para consultas posteriores ao curso sobre as informações oferecidas durante as aulas.

Serviço
A equipe multidisciplinar da Maternidade do Celso Pierro oferece todos os cuidados imprescindíveis às gestantes e aos recém-nascidos:

– Encaminhamento médico pré-natal
– Visitas às instalações da Maternidade para que as futuras mães tenham mais confiança acerca das condições nas quais darão á luz. Os agendamentos das visitas são feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (19) 3729-8487. As visitas acontecem aos sábados, das 14h às 16h
– Parto humanizado com a presença dos pais, o que dá maior segurança às mães
– Alojamento conjunto, no qual as mães e os bebês ficam juntos, do nascimento até a alta hospitalar. As mães têm direito a acompanhantes do sexo feminino durante 24 horas
– Orientações e incentivo ao aleitamento materno

Na Maternidade, os recém-nascidos já recebem as primeiras doses da vacina Hepatite B e fazem todos os exames necessários: exame de pezinho, exame EOA (da orelhinha) e exame de reflexo vermelho (por meio do qual é verificado se o bebê possui visão normal).

18 de julho de 2006