Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

De 28 de setembro a 3 de outubro, ocorre a Semana Acadêmica 2009 da PUC-Campinas, que reunirá atividades que irão envolver os três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Os eventos serão realizados nos campi I e II da Universidade. A abertura da Semana Acadêmica terá a participação do professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) Gilson Schwartz, que ministrará a palestra “Inovação, criatividade e compromisso social: As profissões do futuro”, no dia 28, às 19h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I. A programação completa da Semana Acadêmica no site www.puc-campinas.edu.br.

Atividades de Ensino

As atividades de ensino serão realizadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Entre os eventos da programação estão a V Mostra de Projetos da Licenciatura, a II Mostra de Práticas de Formação, além do lançamento de publicações acadêmicas e vídeos de projetos realizados pela pró-reitoria. Para o pró-reitor de Graduação, Germano Rigacci Júnior, a Semana Acadêmica é um momento de integração da Universidade. “É um momento importante para a Instituição, já que são apresentados projetos desenvolvidos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. O evento traz a integração de professores, alunos e funcionários. É a oportunidade de trocar experiências e de aprimorar as atividades de ensino”, disse.

No primeiro dia da Semana, ocorre a apresentação do vídeo “Projeto de Acompanhamento Acadêmico do Aluno (PAAA)”. Na Praça de Alimentação, ocorre o lançamento da edição 24 da Revista Série Acadêmica e da Cartilha do Estágio, com informações sobre a Lei do Estágio e as atividades desenvolvidas na Universidade. Serão, também, exibidos os vídeos de atividades da Monitoria e de Acessibilidade.

Na V Mostra de Projetos da Licenciatura, organizada pela Coordenadoria Especial de Licenciatura, na Praça de Alimentação, serão apresentados cerca de 80 banners e materiais pedagógicos desenvolvidos nos cursos de licenciatura.

A aluna do 3º ano da Faculdade de Matemática Gabriella Helena Jorge Silva participará da Mostra com a exibição do pôster de atividades da disciplina “Modelagem Matemática”, feito durante as atividades de estágio supervisionado. Para a estudante, o estágio amplia a visão profissional e permite o contato com os alunos. “O aluno aprende a aplicar diferentes métodos de ensino e como lidar com as dificuldades das salas de aula”, afirmou.

A II Mostra de Práticas de Formação também ocorre com a exposição de fotos, trabalhos artísticos de alunos e a exibição de vídeos sobre as diferentes atividades. No último dia da Semana, serão oferecidas várias oficinas de Práticas de Formação. São esperados 2 mil alunos.

Durante o evento, ficarão expostos na Praça de Alimentação outros trabalhos desenvolvidos pela PROGRAD, como do Programa Permanente de Capacitação Pedagógica (PPCP), do Programa de Acessibilidade (PROACES) e do Programa de Educação Tutorial (PET).

Atividades de Pesquisa

Um total de 418 trabalhos, entre pôsteres e apresentações orais dos trabalhos desenvolvidos no período de 2008 a 2009, serão apresentados no XIV Encontro de Iniciação Científica (IC) da PUC-Campinas, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ). Atualmente, há 102 docentes e 210 alunos da Universidade envolvidos com a Iniciação Científica.

“A Semana Acadêmica contribui para a integração das três dimensões que constituem uma Universidade – ensino, pesquisa e extensão – por meio de atividades que revelam o protagonismo de alunos e docentes na construção de projetos que simbolizam o cotidiano da vida universitária em sua plenitude”, disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Vera Engler Cury.

Um dos destaques da programação é a palestra da professora Iscia Teresinha Lopes Cendes, vice-presidente da Comissão Central de Pós-Graduação da Unicamp, sobre o tema “Pesquisa na Graduação”. “A Iniciação Científica é uma atividade valorizada no momento da admissão em cursos de mestrado e doutorado, contribuindo para reduzir o tempo de permanência do estudante em cursos de pós-graduação”, disse Alexandre de Assis Mota, coordenador de IC.

No programa, há alunos bolsistas do Fundo de Apoio à Iniciação Científica Fapic/Reitoria (da PUC-Campinas), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e com financiamento proveniente de agências externas, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Cauana Lemes Conde Nandin, participou da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu em Manaus, entre os dias 12 e 17 de julho deste ano. De acordo com a universitária, o evento promoveu a interação com outras universidades e outros estudantes da área. “O projeto permite agregar conhecimentos, ter contato com pessoas diferentes e ampliar sua visão profissional”, contou a estudante do 5º ano da Faculdade de Psicologia Marina Bittar Capatto, ex-bolsista de IC, que também apresentou seu pôster na SBPC. “Pude conversar com psicólogos de todo o país e trocar conhecimento com eles, o que me fez ver como a minha formação na PUC-Campinas foi satisfatória”, disse.

A aluna Leila Estevão da Silva, da Faculdade de Psicologia, foi bolsista de IC por três anos. Ela também participou da SBPC e declarou que o projeto estimula o estudante a ter um pensamento de pesquisador e um raciocínio crítico.

Atividades de Extensão

O Encontro Anual de Extensão da PUC-Campinas, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT), terá como principal temática este ano as interfaces entre o ensino e a extensão a partir de experiências da Universidade e de outras Instituições de Ensino Superior do país. O Encontro terá o toque artístico do III Festival de Arte Inclusiva “Albertina Brasil” e do IV Momento Artístico do Centro de Cultura e Arte. Outros dois eventos estão agendados para esse período: o III Simpósio de Professores Extensionistas e a III Mostra de Iniciação à Extensão.

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo de Tarso Barbosa Duarte, a principal proposta do evento é buscar caminhos para estreitar relações entre a Extensão e a Graduação. “Será um momento de discussão e reflexão importante para todos os agentes envolvidos com o ensino e a extensão.” Otimista com os eventos do Encontro Anual de Extensão, ele espera a participação e adesão dos dirigentes pedagógicos da Instituição.

A professora Noemie Nelly Nahum, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, desenvolve, com três estagiárias, um trabalho de extensão no Jardim Maracanã, na região do Campo Grande, na periferia de Campinas. Seu projeto tem como objetivo recuperar e requalificar uma área de aproximadamente 50 mil metros quadrados naquela região, que será revertida em uma praça para a comunidade. “Na área, há uma nascente e uma área de alagado que precisam ser preservados para promover a recuperação com qualidade ambiental”, disse a docente, que desenvolve esse projeto em total interação com os moradores locais. Para a estudante Marta Sagula, da Faculdade de Engenharia Ambiental, essa experiência tem sido gratificante para sua formação. A estudante Vanessa Peres, do curso de Jornalismo, concorda com a colega. Ela conheceu o projeto da professora e produziu um documentário, que registrou todo o trabalho. “O melhor desse projeto é a convivência com estudantes de outras áreas que têm um objetivo em comum: ajudar a comunidade”, disse Vanessa.

Serviço
Evento: Semana Acadêmica 2009
Data: de 28 de setembro a 3 de outubro
Local: Campus I e Campus II
Prog
ramação completa: www.puc-campinas.edu.br



Portal Puc-Campinas
28 de setembro de 2009