HIDS e polo de inovação são apresentados ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Hub será instalado em área entre a PUC-Campinas, Unicamp e Polo de Tecnologia

A Prefeitura de Campinas, PUC-Campinas, Unicamp e outras instituições, públicas e privadas do segmento de tecnologia e inovação apresentaram na manhã de 3 de maio os projetos do PIDS (Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável) e do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan. em reunião na Sala Azul do Paço Municipal.

O projeto do PIDS foi apresentado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. O PIDS consiste na implantação, numa área de 17 milhões de metros quadrados, de um ecossistema de inovação tecnológica, fortalecendo a vocação de Campinas em pesquisa, inovação e sustentabilidade, de várias formas. A área fica em Barão Geraldo, onde funcionava o Polo II Ciatec e abriga várias outras instituições de tecnologia e pesquisa. A Unicamp apresentou sobre o HIDs, que vai funcionar dentro do PIDS.

“Ter a parceria com o governo do Estado para trabalhar esta grande região de tecnologia, tanto para o HIDS, quanto para o PIDS, é fundamental. Temos feito esforço, a Prefeitura e todo o setor de tecnologia da cidade, para enfrentar este desafio, o de criar uma área de uso misto, vocacionado para um urbanismo inovador e de tecnologia, com sustentabilidade e qualidade de vida”, disse o prefeito, Dário Saadi. A ideia é, em breve, apresentar estes projetos ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

“Campinas tem uma missão especial em tecnologia e inovação. Instituições de tecnologia estão instaladas muito próximas. Juntar todas num ambiente de inovação é o grande mote. Está muito promissor. Campinas terá o apoio do Estado para conseguir criar um centro, um distrito de inovação, conseguindo mais sinergia e otimizando essa infraestrutura já disponível. Tenho certeza de que em breve teremos resultados positivos”, disse o secretário Agopyan.

Para implementar o PIDS, é necessário fazer a mudança no zoneamento da área para que possa ser de uso misto, com residências, comércio e serviços; o que não é permitido pela lei atualmente. A Prefeitura de Campinas já está promovendo oficinas com a população de Barão Geraldo para discutir este assunto.

Também participaram do evento os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; de Finanças, Aurílio Caiado, e representantes de instituições como IAC (Instituto Agronômico de Campinas); Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto Biológico; Cnpem (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais); Embrapa; Technopark, e outros.

Com informações da Prefeitura de Campinas

Foto: Fernanda Sunega