HackaTruck da IBM terá atividades promovidas na PUC-Campinas

Workshops sobre Fabricação 3D, Imagem Digital e Design Thinking serão realizados entre os dias 10 e 13 de dezembro

A PUC-Campinas, em parceria com a IBM e o Instituto Eldorado, recebe, de 10 a 13 de dezembro, no Campus I, o workshop “HackaTruck Makerspace”, laboratório móvel destinado à capacitação de estudantes de ensino superior em novas tecnologias. As atividades, que contemplam conteúdos relativos à Fabricação 3D, Imagem Digital e Design Thinking, são gratuitas mediante inscrição.

É a segunda vez que o projeto de educação da multinacional americana IBM, apoiado pela Apple e pela Flex, estaciona na Universidade para o compartilhamento de conhecimentos relacionados à Internet das Coisas (IoT). Nesta ocasião, serão oferecidas oficinas de aprimoramento em novas metodologias para resolução de problemas e, ainda, de empreendedorismo.

O objetivo do HackaTruck, que teve início em 2015, é acelerar o aprendizado dos estudantes no contexto das novas tecnologias, de modo que estejam preparados para as profissões do futuro e consigam atender às necessidades e demandas do mercado. Segundo estudo do Institute for Business Value (IBV), nos próximos três anos, 7,2 milhões de trabalhadores no Brasil precisarão ser capacitados em razão do impacto do uso da inteligência artificial e da automação inteligente no mercado de trabalho.

De acordo com a Profa. Me. Silvia Cristina de Matos Soares, diretora da Faculdade de Análise de Sistemas, o evento é de extrema relevância, pois aproxima o aluno do mundo profissional. “Com isso, pode vivenciar na prática situações cotidianas do mercado de trabalho, tendo a chance de desenvolver tanto competências técnicas (hard skills) quanto as competências transversais (soft skills), contribuindo para a sua formação global”, destaca.

O Prof. Dr. Victor Kraide Corte Real, diretor da Faculdade de Design Digital, frisa que a dinâmica permitirá com que os participantes circulem entre as mesas para interação e debate. “Ocorrerá, assim, uma construção coletiva de conhecimentos de modo colaborativo e lúdico”, finaliza.

Confira abaixo a programação completa do evento. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas clicando aqui.

10/12 (terça-feira)

World Café – PUC-Campinas – Inovação em Educação

Manhã:

Das 8h30 às 10h (Professores e Educadores – limite: 28 inscritos)

Das 10h30 às 12h (Professores e Educadores – limite: 28 inscritos)

Tarde:

Das 13h30 às 15h (Professores e Educadores – limite: 28 inscritos)

Das 15h30 às 17h (Professores e Educadores – limite: 28 inscritos)

11/12 (quarta-feira)

Introdução à Fabricação Digital

Manhã:

Das 8h30 às 10h (Estudantes do Ensino Médio e Concluintes – limite: 28 inscritos)