Na entrega do Prêmio Melhores Universidades, ocorrida ontem (02/10), às 21h, no Teatro Abril, em São Paulo, a PUC-MG, a PUC-Campinas e a PUC-Rio foram indicadas as três melhores universidades privadas do Brasil e da Região Sudeste. O prêmio é realizado pela Editora Abril e pelo Banco Real, como parte das ações de divulgação da publicação Guia do Estudante. É a primeira vez que a PUC-Campinas é finalista concurso, que se encontra agora em sua quinta edição anual.

Segundo os organizadores, os principais motivos da escolha da PUC-Campinas como uma das finalistas foi a melhora da pontuação dos seus cursos e o aumento dos cursos pontuados. Em 2005, foram 11 cursos com 4 estrelas e outros 12 com 3. Este ano foram 3 cursos com 5 estrelas, 14 com 4 e 16 com 3. No total, em 2005 foram 23 cursos estrelados da PUC-Campinas e, em 2006, 33 cursos.

O ranqueamento do Prêmio Melhores Universidades é baseado na avaliação de como cada curso da Universidade insere seus alunos no mercado de trabalho, como estão suas instalações para as práticas de ensino, seus programas estágio, intercâmbio, seus programas voltados para a sociedade, dentre outros fatores. É realizado com instituições de todo o Brasil, divididas nas categorias pública e privadas.

Foram avaliados pelo Guia do Estudante 7.299 cursos de Ensino Superior em todo o Brasil, em 110 carreiras. Cada um desses cursos recebeu um conceito que variou de 1 estrela (ruim) a cinco estrelas (excelente). Entre os cursos da PUC-Campinas que mantiveram boa pontuação ou tiveram melhora da avaliação de 2005 para 2006, estão:

Curso 2005 2006

Engenharia da Computação 3 estrelas 4 estrelas