Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

O Grupo de Dança ParaTodos, do Centro Interdisciplinar de Atenção às Pessoas com Deficiência (Ciad), da PUC-Campinas, fará duas apresentações em Campinas: amanhã (22/09), às 12h30, no Balão do Castelo e no sábado (23/09), às 14h, no Colégio Imaculada Conceição, no Bairro Guanabara. O Grupo, que já se apresentou em teatros e eventos de Campinas e região, é composto por dançarinos com distintas características e condições de movimentos. “Todos têm suas limitações e suas habilidades e procuramos sempre aprender uns com os outros, para interagir em movimentos coreográficos conforme as características de cada um”, explica seu coordenador, o professor Roberto Ciasca.

Na apresentação desta sexta-feira, no Balão do Castelo, os integrantes do ParaTodos terão a oportunidade de mostrar seu trabalho para um publico espontâneo, constituído pelas pessoas que passam pelo local. Já a apresentação no Colégio Imaculada Conceição (Avenida Barão de Itapura, 1735) terá outra finalidade: servir de apoio ao Colégio em sua proposta de incluir crianças com deficiências em suas classes.

O Grupo de Dança ParaTodos existe desde 1.999 e pesquisa as possibilidades de movimento, ritmo e expressividade, inerentes a todos os seres humanos, respeitando suas características, potencialidades e limitações. O Ciad, centro ao qual está vinculado, atende a cerca de 600 pessoas com deficiência por semana, algumas encaminha pelas instituições e outras pelos próprios familiares. Sua coordenadora, Roberta Puccetti, é também professora da Faculdade de Artes Visuais e pesquisadora do tema. Sua tese de doutorado é sobre educação artística e inclusão dos portadores de necessidades especiais.

CIAD promove evento nacional sobre inclusão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil cerca de 14,5% da população são de pessoas com algum tipo de deficiência. A professora Roberta diz que somente na década de 80 este grande contingente populacional passou a sair de suas casas. “Nos anos 90 as pessoas com deficiência já contaram com mais oportunidades de inclusão na sociedade, embora ainda tenhamos muito o fazer por elas”, observa Roberta.

O Ciad promoverá em novembro o Congresso Nacional sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência, que deverá reunir os principais especialistas brasileiros na PUC-Campinas, a fim de fomentar debates sobre a sociedade e os deficientes. Paralelamente ao Congresso, ocorrerá o Festival de Arte Sem Barreira “Albertina Brasil”. O Festival é vinculado ao Programa Arte Sem Barreira da Fundação Nacional de Arte (Funarte), que visa a promoção da arte, educação e a expressão criativa de jovens e adultos.

Serviço:

O Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente (Ciad) completa 15 anos em 2006. Está localizado no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades). Mais informações pelo telefone (19) 3756-7116.

Este e outros press releases sobre a PUC-Campinas, assim como contato de fontes e canais para divulgação de pesquisas e envio de sugestões de pauta podem ser acessados no site da Assessoria de Imprensa – www.puc-campinas.edu.br/imprensa.



Portal Puc-Campinas
21 de setembro de 2006