Pedagogia

Sobre o Curso

O curso de Pedagogia da PUC-Campinas possui identidade própria no que se refere à formação de professores para atuação na Educação Básica fortalecendo a concepção de educação como processo emancipatório e permanente. Enfatiza o reconhecimento da especificidade do trabalho docente que conduz à práxis como expressão da articulação entre teoria e prática e à exigência de considerar a realidade dos ambientes das instituições educativas da Educação Básica e da profissão docente. Busca, na organização e caracterização da formação pedagógica, uma concepção coerente com o que definem as Diretrizes Curriculares de Formação Inicial em Nível Superior de Professores.

O curso esta estruturado em 8 períodos e o currículo é organizado a partir de três grandes núcleos: (1) O Núcleo de estudos de formação geral das áreas específicas e interdisciplinares e do campo educacional, seus fundamentos e metodologias, e das diversas realidades educacionais; (2) O núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, incluindo os conteúdos específicos e pedagógicos, em sintonia com os sistemas de ensino, atendendo as demandas sociais; (3) O Núcleo de estudos integradores para o enriquecimento curricular. Essa organização prevê a interdisciplinaridade dos conteúdos específicos das diferentes áreas de conhecimento, relacionando-os diretamente à docência, aos fundamentos e metodologias. Além disso, estuda os fundamentos da educação, resguarda a formação na área de políticas públicas e gestão da educação, os direitos humanos, a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional. Contempla ainda a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a educação especial e os direitos educacionais de adolescentes e jovens.

Perfil do Egresso

Espera-se formar um profissional crítico, com sólida formação teórica, um professor pesquisador que assuma o compromisso com a realidade social. O pedagogo formado pela PUC-Campinas pode exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e contempla, em seu núcleo de aprofundamentos e diversificação de estudos, as áreas da Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Pesquisa e Gestão Escolar. No exercício profissional o licenciado em Pedagogia poderá desenvolver atividades que compreendam a participação na organização e gestão de sistemas e instituições públicas e privadas. Atua, ainda, em atividades educativas não-escolares em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Recursos

- Brinquedoteca
- Laboratórios de informática
- Centro de apoio didático pedagógico
- Projeto de Acessibilidade CA/DV

Mais Informações

  • Mensalidades 2019Ingressantes - R$ 1.403,00 % desconto licenciatura - 10% Valor líquido da mensalidade - 1.262,70
  • Turno \ Duração Matutino - 8 Semestres
    Noturno - 8 Semestres
  • Campus Campus I
  • Carga Horária 3220 horas
  • ReconhecimentoDECRETO Nº 15583 - 16/5/1944 - D.O.U.: 19/5/1944 PORTARIA Nº 919 - 27/12/2018 - D.O.U.: 28/12/2018

Avaliação

  • Ministério da Educação - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO
    Conceito: 4
    Ano: 2017
  • Ministério da Educação - CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO
    Conceito: 4
    Ano: 2017
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 5
    Ano: 2015
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 5
    Ano: 2016
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 5
    Ano: 2017
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 5
    Ano: 2018