Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Gastronomia abre inscrições para cursos rápidos de Atualização

Cursos serão divididos por tipos de prato e trazem experiência mão na massa para estudantes na cozinha do hub gastronômico

Ir para a cozinha e saber fazer aquele prato que você tanto gosta para os amigos e família é uma experiência sem igual. Agora, imagine ter a oportunidade de fazer um prato de uma forma especial, com um chef renomado, em uma das cozinhas mais equipadas do Brasil? Essa experiência já está disponível na PUC-Campinas. A Universidade está com inscrições abertas para quatro cursos de curta duração para especialidades que o brasileiro adora: Risotos Gourmet, Panificação com Fermentação Natural, Festival Comida de Boteco e Naked Cake – Alta Confeitaria.

Os cursos serão no hub gastronômico da PUC-Campinas, no Campus I, que conta com equipamentos de última geração, fornecidos pelas maiores empresas do ramo do mundo. Além da parte estrutural, as aulas serão ministradas por chefs renomados em cada uma das especialidades.

Confira os cursos:

Risotos Gourmet

Nesse curso o participante irá aprender a preparar risotos seguindo técnicas para o desenvolvimento de vários tipos desta preparação. O aprendizado será de forma prática e interativa, em uma cozinha completa para a aplicação de todas as técnicas.

Quem irá conduzir o curso será Rogério Maldonado: Tecnólogo em Gastronomia pela Anhembi Morumbi, com especialização em gastronomia italiana pela ICIF, na Itália. Ele tem especialização em Gestão de Empresas pela ESPM-SP; Especialização em gestão de Pessoas; Experiência de dois anos na Itália como chef de partida no Osteria Francescana (Modena – Emília Romagna) de Massimo Bottura, e um ano comandando um restaurante na cidade de Assis (Umbria). Rogério foi sócio proprietário do DGÉ Bar e Restaurante, em São Paulo por três anos.

As inscrições para o curso seguem até o dia 21 de novembro. O curso será no dia 25 de novembro, das 10h às 18h. Clique aqui para saber mais sobre o curso, valores e realizar a inscrição.

Naked Cake – Alta Confeitaria

O curso vai capacitar os participantes a preparar massas, recheios, caldas e decoração de bolos naked cake, usando os métodos corretos de preparações na confeitaria, especificação e nomenclatura de ingredientes, outras preparações da confeitaria, eventos e tendências gastronômicas. Todas as pessoas interessadas em confeitaria, bolos personalizados, estão aptas a participar.

Quem irá ensinar o passo a passo é o gastrólogo Eduardo Henrique Berto da Costa, que tem especialização em confeitaria pela Chocolate Academy Barry Callebaut, em São Paulo. Ele tem experiência de um ano como primeiro confeiteiro na Costa Crociere; dois anos como professor na graduação em gastronomia Senac Águas de São Pedro; e 10 anos como chef de confeitaria na Bolo Art Piracicaba.

As inscrições para esse curso seguem até 25 de setembro e o curso será ministrado entre nos dias 2 e 3 de outubro, das 18h30 às 22h30.  Clique aqui para saber mais sobre o curso, valores e realizar a inscrição.

Panificação com Fermentação Natural

O curso tem por objetivo habilitar o participante a executar conceitos na prática da Panificação com processo de Levain, fermentação natural da gastronomia profissional, usando os métodos corretos de corte e cocção, especificação e nomenclatura de ingredientes, preparações da panificação, eventos e tendências gastronômicas na área de Boulangerie.

Quem ministrará o curso será Daniela Camatari Migliorini: Chef Boulanger, Gastróloga, proprietária da empresa Amopani, especialista em fermentação natural, especialista de sordogh -Levain, pães artesanais e focaccias e docente de cursos de gastronomia.

As inscrições seguem até 16 de outubro e o curso será no dia 21 de outubro, das 9h às 16h40. Clique aqui para saber mais sobre o curso, valores e realizar a inscrição.

Especial Comida de Boteco

O curso tem por objetivo capacitar o aluno a preparar comidas servidas em boteco, de modo prático e com receitas diferenciadas, harmonizando com cervejas. Entre as atividades estão pré-preparo dos pratos, preparação do cardápio, demonstração do chef: coxinha de pato com chutney de manga; pasta de Sumonomo; boquinha de anjo. Haverá degustação dos pratos preparados com harmonização de cervejas.

O responsável pelo curso será o Chef Marcelo Chagas: Gastrólogo, especialista em docência, gastronomia contemporânea, alta confeitaria, administrador de empresas, proprietário do Ello Bistrô.

As inscrições irão até 23 de outubro e o curso será ministrado no dia 28 de outubro, das 10h às 17h. Clique aqui para saber mais sobre o curso, valores e realizar a inscrição.



Carlos Giacomeli
15 de setembro de 2023