Fundação Fórum Campinas Inovadora tem reunião para debater demandas sobre a Reforma Tributária

3ª Reunião sobre o tema aconteceu na PUC-Campinas e contou com a presença do Deputado Federal Jonas Donizette, que integra grupo de trabalho criado para debater a Reforma Tributária

A PUC-Campinas realizou, nesta sexta-feira (14), no Mescla, a 3ª Reunião do Fórum Campinas Inovadora para debater a Reforma Tributária. O encontro teve a presença do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do vice-reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, do presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), Dr. Eduardo Gurgel do Amaral, do Deputado Federal Jonas Donizette, membro do Grupo de Trabalho (GT) que debate a Reforma Tributária no país, além de políticos, autoridades e empresários do setor de inovação e industrial da Região Metropolitana de Campinas.

Na reunião, o grupo apresentou ao deputado Jonas Donizette demandas de relevância para a ciência e para a tecnologia, pedindo para que o parlamentar levasse ao Congresso pontos que são de extrema importância ao setor. “Como aqui em Campinas nós temos uma concentração tão relevante e tão grande de instituições de ciência e tecnologia, consequentemente, é mais fácil articular e discutir o assunto, até pela existência do Fórum. Aqui, nós podemos verificar todas os receios e anseios que existem em relação ao setor para que possamos apresentar os nossos pontos em relação ao ajuste de base tributária”, comentou o presidente do Fórum, Dr. Eduardo Gurgel do Amaral.

Os membros do grupo apresentaram seus pontos e suas preocupações em relação à reforma e solicitaram a manutenção de condições favoráveis em caso de parcerias entre entidades com foco na inovação. “É um papel muito importante que a Fundação fez hoje, de abrir um canal direto com o Legislativo para que possamos alertar e ao mesmo tempo garantir que a atividade de inovação não sofra e, consequentemente, que o país também não sofra com esse processo”, completou Gurgel.

O grupo reforçou durante a reunião que, em alguns dias, terá um documento consolidado com os apontamentos e que o mesmo será entregue à comissão responsável pelo debate da Reforma.

O deputado Jonas Donizette ouviu as demandas e acenou para um momento favorável ao setor. Ele também reafirmou a importância do diálogo para a construção da Reforma e adiantou que as demandas mais específicas devem ser contempladas em um segundo momento. “Vamos tentar enxugar ao máximo o texto constitucional para tratar depois dos casos mais específicos em leis complementares”, explicou.  “Nós não vamos mais exportar impostos, vamos exportar produtos. Temos que abrir caminho para a competitividade”, completou.

Carlos Giacomeli
14 de abril de 2023