Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Fórum Campanha da Fraternidade será aberto com aula inaugural

Evento no dia 20 abre série de eventos sobre o tema Fraternidade e Fome

O Fórum Campanha da Fraternidade da PUC-Campinas organizará uma série de eventos durante todo o ano voltados para discutir “Fraternidade e Fome”, tema lançado pela CNBB (Campanha Nacional dos Bispos do Brasil) neste ano. Serão palestras, encontros, aulas e campanhas para arrecadação de alimentos em diversos cursos da Universidade.

A abertura será com a aula inaugural da Teologia, no dia 20 de março, às 8h30, no Auditório Agnelo Rossi, no Campus I, conduzida pelos professores Rosana Manzini (PUC-SP) e Donizete Scardelai (PUC-Campinas). Não há necessidade de inscrição, mas haverá lista de presença no local para emissão de certificados.

Rosana Manzini possui Mestrado em Teologia Prática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestrado Canônico em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. É Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana.

É professora da PUC-SP, onde leciona disciplinas de Teologia Moral, e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Doutrina Social da Igreja da PUC-SP. Pertence ao grupo de pesquisa PHAES, exerce a função de Assessora da Redlapsi (Rede Latinoamericana del Pensamiento Social del la Iglesia) e pertence ao conselho do Cebitepal (Centro de Estudos Bíblico, Teológico, Pastoral) do Celam (Conferência Episcopal da América Latina).

Donizete Scardelai estudou Bíblia e Judaísmo em Jerusalém (Israel) e desenvolveu pesquisas sobre messianismo antigo no Centro de Estudos Ratisbonne, em Jerusalém. É mestre em Teologia, com especialidade em Judaísmo, título obtido pela faculdade de Teologia Saint Michael’s College, da Universidade de Toronto, Canadá.

É doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, programa de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, da Universidade de São Paulo. Leciona diversas disciplinas da área Bíblica em faculdades de teologia de São Paulo e é Coordenador da Pastoral Diocesana Fé, Política e Cidadania Dom Amaury Castanho – Diocese de Jundiaí/SP.

O professor Donizete falará sobre o tema da campanha sob a perspectiva bíblica, como a fome é tratada nos textos sagrados. Rosana abordará a perspectiva da Doutrina Social da Igreja, que se preocupa com a questão e aponta caminhos de superação da fome e da desigualdade.

Outros eventos nos campi I e II serão divulgados em breve. O Fórum Campanha da Fraternidade é organizado pela Pastoral Universitária com o Núcleo Fé e Cultura, Faculdade de Teologia e Caci (Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna) e participação de diversos cursos. O objetivo é que se torne um fórum permanente, promovendo todos os anos ações relacionadas aos temas da Campanha da Fraternidade.



Marcelo Andriotti
17 de março de 2023